Mobilidade

Portugal entra na produção europeia de veículos elétricos

Portugal entra na produção europeia de veículos elétricos Direitos Reservados

Portugal passa a integrar a produção europeia de veículos elétricos, com o BEN, um veículo elétrico desenvolvido no Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), a receber a homologação da União Europeia (UE), após um exigente processo de validação realizado no IDIADA, em Espanha, que permite agora a sua circulação em todo o espaço europeu.

De acordo com o comunicado de imprensa, o BEN é um pequeno automóvel elétrico concebido para ser utilizado e comercializado como serviço. Destaca-se por ser o primeiro e-car equipado com um contador de emissões de CO₂ evitadas, permitindo compensar as emissões de carbono associadas à sua produção durante a fase de utilização, através da tecnologia AYR, vencedora do Prémio Europeu Bauhaus 2021.

O BEN é uma das principais concretizações da Be.Neutral, uma Agenda Mobilizadora e Verde para a Inovação Empresarial, integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e gerida pelo IAPMEI.

A comunicação também explica que esta Agenda é liderada pela NOS e envolve 40 parceiros, entre os quais o CEiiA e oito municípios do Norte de Portugal, com destaque para Guimarães, que será Capital Verde Europeia em 2026.

“Com o BEN, Portugal é, a partir de agora, um construtor (de mobilidade) europeu. Criámos o BEN como resposta da Europa a um novo modelo social inclusivo que passa por e-cars mais acessíveis, pequenos e sustentáveis. O BEN está, assim, alinhado com a iniciativa “Small and Affordable e-car” lançada pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen com o objetivo de criar um carro do futuro europeu”, afirmou Helena Silva, Administradora e CTO do CEiiA.

A nota de imprensa explica que a primeira fase de desenvolvimento do BEN ficou agora concluída com a obtenção do certificado de homologação, que viabiliza a produção de uma primeira série de veículos elétricos na BEN Garagem do CEiiA, em Matosinhos.

Já a fase seguinte prevê a produção de lotes de edições limitadas do e-car, personalizados para diferentes aplicações, e inclui também a evolução do produto e da unidade piloto BEN, que passará a ter capacidade para produzir até 200 unidades por ano.

Está previsto o arranque da produção em larga escala em 2026, em vários locais de produção em Portugal e noutros países europeus. Encontra-se igualmente em curso um processo de negociação para que, em 2030, a produção seja descentralizada, atingindo 20.000 unidades por ano, com um preço de entrada a partir dos 8.000 euros.

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