Sustentabilidade

Auchan reduziu o desperdício alimentar em quase 20% face a 2023

Auchan reduziu o desperdício alimentar em quase 20% face a 2023 Direitos Reservados

Em 2024, a Auchan ‘salvou’ 488 toneladas em produtos de economia circular, o que reflete um aumento face às 138 toneladas registadas em 2023. Adicionalmente, a parceria da retalhista com a Too Good To Go permitiu salvar 109 toneladas de alimentos e refeições prontas.

Já no âmbito social, a Auchan revelou que doou excedentes alimentares no valor de mais de 4 milhões de euros a 169 entidades. No total, a retalhista reduziu o desperdício alimentar em 19% face ao ano anterior.

De acordo com o comunicado de imprensa, para alcançar estes resultados, a empresa explicou que tem implementado diversas iniciativas focadas na economia circular e na redução do desperdício. Entre elas, destaca-se o desenvolvimento de produtos como as Happy Boxes, com excedentes de frutas e legumes, a política de venda de ovos avulso, e o lançamento de produtos inovadores como o gelado de banana — feito com bananas fora do padrão de venda — e uma cerveja produzida a partir de pão não comercializado.

A retalhista criou ainda uma “Calculadora de Desperdício Alimentar” para ajudar os clientes a medir e reduzir o seu próprio desperdício, além de ter lançado uma plataforma de retoma e venda de artigos de puericultura recondicionados.

“A sustentabilidade é um pilar fundamental para a Auchan e, por isso, a renovação deste selo vem reforçar a nossa jornada no combate ao desperdício alimentar. Acreditamos que ainda existe um longo caminho a percorrer para conseguirmos atingir os nossos objetivos, mas estamos focados em continuar a inovar em novas práticas e trabalhar em parceria com toda a cadeia de valor”, afirmou Rita Cruz, Diretora de Responsabilidade Corporativa Ambiental e Social da Auchan Retail.

Segundo a nota de imprensa, a Auchan também renovou o selo de ‘Produção Sustentável, Consumo Responsável’ atribuído pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA).

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever