Sustentabilidade

Grupo Nabeiro volta a liderar ranking ESG em Portugal

Grupo Nabeiro volta a liderar a responsabilidade ESG em Portugal iStock

O Grupo Nabeiro – Delta Cafés lidera o ranking das empresas mais responsáveis de Portugal em matéria de ESG, pelo quinto ano consecutivo, seguido do IKEA e da EDP. A conclusão é do Merco, monitor de referência em Portugal, Espanha e América Latina, que divulgou esta terça-feira, 13 de janeiro, a lista das 100 empresas com melhor desempenho em ESG.

Segundo a análise, nas posições seguintes surgem a Sonae, em 4.º lugar, e o Mercadona, em 5.º. O Jerónimo Martins ocupa a 6.ª posição, seguido do Continente Hipermercados (7.º), Lidl (8.º), Microsoft (9.º) e da Corticeira Amorim, que fecha o top 10.

O ranking distingue as empresas que, em 2025, apresentaram o melhor desempenho nos critérios ambientais, sociais e de governação corporativa, resultando numa classificação geral e em três listas específicas correspondentes a cada pilar ESG: Ambiental, Social e Governança.

No detalhe das subclassificações ESG, o Grupo Nabeiro – Delta Cafés mantém a liderança em todas as categorias. No pilar Ambiental, a EDP ocupa o segundo lugar, seguida do IKEA.

Já na vertente Social, o IKEA surge novamente em segundo, com a Sonae na terceira posição. Na categoria de Governança, o IKEA mantém o segundo lugar, enquanto a Caixa Geral de Depósitos ocupa a terceira posição.

Na elaboração do Merco Responsabilidade ESG Portugal 2025 participaram 288 membros de direção, 36 especialistas em responsabilidade social corporativa, 45 analistas financeiros, 52 jornalistas de economia e sociedade, 31 representantes do Governo, 40 ONG sociais e ambientais, 40 representantes sindicais, 40 associações de consumidores e 41 social media managers, a par de 1.008 inquéritos do Merco Talento Universitário e da auscultação de 2.000 cidadãos no âmbito do Merco Sociedade.

Para além dessas avaliações, o estudo integra igualmente uma análise da reputação digital das empresas (Merco Digital) e uma avaliação da realidade objetiva, apurada através de um questionário de méritos reputacionais respondido por 30 empresas.

No total, os rankings resultam de seis avaliações, 15 fontes de informação e 3.651 inquéritos.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever