Aveiro encontra-se entre as sete cidades pré-selecionadas para o prémio “Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente 2025” da Comissão Europeia (CE).
A distinção será atribuída à cidade que demonstre “um empenho excecional em moldar o futuro do turismo sustentável e inovador”, explica o comunicado de imprensa.
Estão em ‘jogo’ as cidades de Aveiro (Portugal), Benidorm (Espanha), Jurmala (Letónia), Liepāja (Letónia), Nea Propontida (Grécia), Panevėžys (Lituânia) e Sliven (Bulgária), que foram destacadas pelo painel independente de peritos em sustentabilidade de entre 16 destinos candidatos.
A Comissão Europeia informou que decidiu alargar a lista de cidades pré-selecionadas de quatro para sete destinos, “uma vez que vários candidatos apresentaram candidaturas de elevada qualidade e obtiveram a mesma pontuação durante o processo de avaliação”, indica a nota de imprensa.
De acordo com a comunicação, após esta fase, as cidades finalistas serão convidadas a apresentar as suas propostas a um júri europeu nos dias 26 e 27 de novembro de 2024, que selecionará a Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente 2025.
O destino vencedor será destacado como pioneiro do turismo sustentável empenhado em cumprir os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e irá receber apoio especializado em comunicação e imagem de marca ao nível da UE durante o ano de 2025.
Tendo como foco o “Turismo Inteligente”, a CE lançou dois concursos, a Capital Europeia e a Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente, para promover o turismo inteligente e sustentável na UE, o networking e o fortalecimento dos destinos, assim como facilitar o intercâmbio de boas práticas.
O concurso “Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente” surge na sequência do concurso Destino Europeu de Excelência (EDEN) lançado pela CE em 2007 para reconhecer os destinos turísticos sustentáveis emergentes e não convencionais da Europa.
A cidade de Grosseto (Itália) foi a vencedora do prémio “Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente 2024”.