Descarbonização

Governo dá ‘luz verde’ a 83 milhões de euros para 22 projetos de hidrogénio renovável

Governo dá ‘luz verde’ a 83 milhões de euros para 22 projetos de hidrogénio renovável iStock

O Ministério do Ambiente e Energia, através do Fundo Ambiental, anunciou a aprovação de 22 projetos para a produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis, num investimento de 83 milhões de euros.

De acordo com o comunicado de imprensa do Governo, este investimento enquadra-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa “um passo importante para a descarbonização da economia portuguesa”.

A comunicação refere também que o financiamento do PRR permitirá a instalação de uma capacidade de produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis de 178,5 MW, com a execução destes projetos a contribuir diretamente para a meta de 200 MW de capacidade adicional instalada, prevista para ser atingida até ao primeiro trimestre de 2026.

Segundo a nota de imprensa, em causa estão projetos que abrangem diferentes tecnologias e setores, desde a produção de hidrogénio a partir de fontes renováveis até à sua utilização nos transportes e na indústria.

“Com este investimento, estamos a dar um passo decisivo para a transição energética em Portugal, promovendo a produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis, que são essenciais para a descarbonização de diversos setores da economia”, afirmou a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

E continua: “o hidrogénio renovável é uma das tecnologias- chave para a transição energética e para a descarbonização da economia. Com este investimento, estamos a criar as condições para que Portugal se posicione na vanguarda deste setor”.

O Governo salientou ainda que a execução destes projetos vai contribuir para o cumprimento das metas nacionais de descarbonização e para a promoção de uma economia mais circular e sustentável.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever