Governance

Lisboa atribui prémio de 30 mil euros a startups de inovação sustentável

Lisboa atribui prémio de 30 mil euros a startups de inovação sustentável iStock

Lisboa, através da Unicorn Factory Lisboa e da Global Enabling Sustainability Initiative (GeSI), abriu candidaturas para o Digital With Purpose Startup Global Award, uma competição dirigida a startups com soluções digitais inovadoras em fase mínima de MVP (produto mínimo viável) e alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

De acordo com o comunicado de imprensa, a startup vencedora receberá um prémio de 30 mil euros e terá lugar em palco no DWP Global Summit 2025, que se realiza a 27 e 28 de outubro, em Bruxelas, onde apresentará a sua solução perante decisores políticos, líderes institucionais, representantes do setor privado e inovadores tecnológicos.

O prazo para candidaturas termina a 30 de setembro, com a comunicação a adiantar que todas as startups inscritas terão ainda acesso a quatro meses de membership no greenhub da Unicorn Factory Lisboa, beneficiando de oportunidades exclusivas da comunidade e de maior proximidade com outras startups e atores do ecossistema de sustentabilidade.

A nota de imprensa sublinha ainda que a competição marca o primeiro projeto da nova parceria estratégica entre a Unicorn Factory Lisboa e a GeSI, criada para reforçar a posição de Lisboa como um dos principais polos europeus de inovação tecnológica com impacto sustentável.

A colaboração integra-se no Digital with Purpose (DWP), movimento global liderado pela GeSI que promove o uso ético e responsável da tecnologia para acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Outro pilar central desta colaboração será a disponibilização, às startups do greenhub da Unicorn Factory Lisboa, do Digital with Purpose Performance Framework — uma ferramenta de avaliação e certificação concebida para apoiar empresas na medição e promoção do seu desempenho sustentável.

“Acreditamos que o futuro da inovação passa por alinhar tecnologia aos principais desafios da sociedade. Esta parceria com a GeSI reforça o compromisso da Unicorn Factory Lisboa em posicionar Lisboa e o greenhub como um dos centros de inovação sustentável a nível global – onde startups, investidores, grandes empresas e decisores públicos juntam-se para criar soluções com escala global”, reforçou Gil Azevedo, Diretor Executivo da Unicorn Factory Lisboa.

Já Luis Neves, CEO da GeSI, defende que “o greenhub da Fábrica da Unicórnios é um exemplo claro de como a colaboração entre inovação local e visão global pode acelerar soluções sustentáveis. Estamos entusiasmados por contribuir para este ecossistema extremamente dinâmico e apoiar o crescimento de tecnologias que têm impacto real e positivo no nosso planeta”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever