Descarbonização

Nova Iorque lança plano para fazer crescer a economia “verde”

Nova Iorque lança plano para fazer crescer a economia “verde”

A cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA) anunciou o lançamento de um plano para impulsionar o crescimento da economia “verde”, assim como tornar a cidade líder em empregos no setor da sustentabilidade, de acordo com a notícia avançada pelo site SmartCitiesWorld.

O “Plano de Acão para a Economia Verde” visa investir em empregos e setores que ajudem a cidade a combater as alterações climáticas, assim como a formar e a posicionar os cidadãos para estarem aptos a beneficiarem de cerca de 400 mil “empregos verdes” até 2040.

A cidade conta criar um Centro de Inovação Climática no Terminal do Exército de Brooklyn, que ajudará a desenvolver start-ups e negócios focados em tecnologia “verde”, e que se irá unir ao Trust for Governors Island e à Brooklyn Navy Yard Development Corporation para criar um ecossistema de economia verde em três campos universitários.

De acordo com a cidade de Nova Iorque, este projeto irá apoiar 5 mil novos empregos permanentes, irá formar nesta área 2.100 nova-iorquinos e poderá gerar 55 mil milhões de euros de impacto económico.

O plano de ação delineia ainda um compromisso de investir em indústrias focadas no futuro deste setor, deste modo, pretende criar um “Porto do Futuro” com centros de emprego e inovação ao longo do East River.

“Delineámos este plano para criar uma oportunidade histórica de enfrentar a crise climática, criar emprego e impulsionar à mobilidade económica, ao mesmo tempo que posicionamos a cidade de Nova Iorque como líder global na economia verde”, afirmou o presidente da Câmara, Eric Adams.

E continua: “desde a construção de projetos de modernização de edifícios e apartamentos até à instalação de painéis solares, estações de carregamento de veículos elétricos e turbinas eólicas, os empregos verdes já estão em demanda e liderando o caminho. Assim, o nosso plano aproveitará o crescimento de um novo tipo de revolução industrial e dará aos nova-iorquinos as ferramentas de que necessitam para construir uma cidade resiliente e próspera e desenvolver uma economia focada no futuro”.

Até 2028, economia eco-digital pode valer 33 biliões de dólares

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever