Transição energética

Porto de Lisboa Acelera Transição Verde com Projetos para Redução de Emissões e Sustentabilidade

Porto de Lisboa Direitos Reservados

A Administração do Porto de Lisboa (APL) anunciou um conjunto alargado de projetos estratégicos que colocam a sustentabilidade ambiental no centro da sua atuação. As iniciativas visam reduzir as emissões poluentes, promover a descarbonização e fortalecer o compromisso com as metas do Green Deal Europeu, afirmando o papel do Porto de Lisboa como referência entre os portos sustentáveis da Europa.

Em curso desde 2023, o plano de implementação de infraestruturas elétricas em terra (OPS – Onshore Power Supply) é um dos projetos mais ambiciosos da APL. Esta tecnologia permitirá que navios, enquanto atracados, desliguem os motores a combustão e se liguem à rede elétrica do porto, reduzindo drasticamente as emissões de CO₂, NOx, SOx e partículas.

O projeto está a ser desenvolvido em duas fases: a primeira, orçamentada em 20 milhões de euros, já conta com 2,7 milhões investidos na instalação da linha de alta tensão e na subestação elétrica do Porto de Lisboa. A segunda fase será da responsabilidade dos concessionários dos terminais.

Este investimento irá melhorar a qualidade do ar na zona ribeirinha da cidade de Lisboa e posicionar o porto como destino preferencial para operadores marítimos com exigências ambientais elevadas.

Environmental Port Index

O Porto de Lisboa tornou-se o primeiro porto do sul da Europa a adotar o Environmental Port Index (EPI), um sistema digital inovador desenvolvido na Noruega, que avalia em tempo real as emissões de navios em porto. Este sistema aplica-se a navios de carga e de cruzeiro, promovendo a responsabilização ambiental das companhias marítimas.

Foi também instalada a primeira turbina eólica urbana WindCredible numa infraestrutura portuária nacional — a torre VTS do Porto de Lisboa — uma aposta na produção de energia renovável e autossuficiência energética.

Outros projetos incluem a monitorização hídrica e energética na Doca de Santo Amaro, a instalação de painéis solares fotovoltaicos no edifício da APL em Alcântara e o desenvolvimento do sistema SMART PORT LX, em colaboração com a Nova IMS, para monitorização ambiental e operacional inteligente.

Quanto à transparência na monitorização ambiental, em outubro de 2024, a APL apresentou o estudo “Monitorização da Qualidade do Ar na envolvente do Terminal de Cruzeiros de Lisboa”, com dados recolhidos ao longo de um ano. O relatório mostra que, embora tenham ocorrido alguns picos, os níveis de poluição se mantiveram-se dentro dos limites legais europeus, contribuindo para a criação de conhecimento técnico sobre o impacto da atividade portuária.

A APL coordena o Comité de Sustentabilidade da Atividade de Cruzeiros em Lisboa, reunindo entidades como a Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Portugal, TAP e a associação ambientalista ZERO, numa plataforma de diálogo e soluções sustentáveis. Já a nível europeu, o Porto de Lisboa integra o Comité do Desenvolvimento Sustentável da ESPO (European Sea Ports Organisation) e o Comité de Sustentabilidade da Cruise Europe.

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