Descarbonização

UE: Investimento privado para mitigar alterações climáticas atingiu 0,55% do PIB em 2023

UE: Investimento privado para mitigar alterações climáticas atingiu 0,55% do PIB em 2023 iStock

Em 2023, o investimento privado em medidas de mitigação das alterações climáticas na União Europeia (UE) ascendeu aos 95,3 mil milhões de euros, o que corresponde a 0,55% do produto interno bruto (PIB) europeu, de acordo com o Eurostat.

O serviço europeu de estatística adiantou ainda que, de 2005 a 2016, o investimento permaneceu relativamente estável, oscilando em torno dos 0,5% do PIB.

Em 2021 registou-se uma tendência ascendente, com o investimento privado a atingir o pico de 0,64% do PIB. Já em 2022 e 2023, o investimento no combate às alterações climáticas caiu ligeiramente para 0,56% e 0,55% do PIB, respetivamente.

Em 2023, a Lituânia e a Dinamarca registaram as maiores participações no que toca a investimento privado neste setor, com cerca de 1,5% do PIB. A Letónia e a Suécia registaram 1,2% do PIB em investimento e Portugal a fixar-se nos 0,25%.

Os dados apresentados referem-se a investimentos de empresas, sendo as estimativas baseadas numa metodologia desenvolvida pelo Eurostat para definir investimentos privados de mitigação das alterações climáticas, consistindo em duas etapas: definição do que é mitigação das alterações climáticas e delineação de atividades económicas relacionadas a esta área.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever