As emissões de gases de efeito estufa (GEE) da economia da União Europeia (UE) registaram um aumento de 1,1% no terceiro trimestre de 2025, totalizando 828 milhões de toneladas de CO2 equivalente (CO2-eq), em comparação com os 819 milhões de toneladas de CO2-eq do trimestre anterior.
De acordo com o Eurostat, este aumento nas emissões ocorre enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) da UE também cresceu 0,4% no mesmo período, em comparação com o segundo trimestre de 2025.

No terceiro trimestre de 2025, as emissões de GEE aumentaram em 17 países da UE, enquanto 10 países registaram uma diminuição em comparação com o trimestre anterior. As maiores reduções nas emissões foram observadas na Estônia (-17,4%), na Eslovénia (-5,7%) e no Chipre (-5,2%).
Dos 10 países da UE com diminuição das emissões, apenas a Lituânia registou também uma queda no Produto Interno Bruto (PIB).
Os outros nove países, nomeadamente Bulgária, Estónia, Croácia, Chipre, Letónia, Lituânia, Portugal, Roménia e Eslovénia, conseguiram reduzir as suas emissões mantendo ou até aumentando o seu PIB.

Estes dados fazem parte das estimativas trimestrais de emissões de GEE, ajustadas sazonalmente e por atividade económica, que complementam as informações sobre o PIB e o emprego, permitindo uma análise mais detalhada da relação entre crescimento económico e impacto ambiental na UE.

iStock
