A propósito do Dia Internacional da Reciclagem, celebrado no dia 17 de maio, a Sociedade Ponto Verde (SPV) revelou que Portugal reciclou mais de 10 milhões de toneladas de embalagens desde 1996. No entanto, o vidro continua abaixo do objetivo proposto.
Já no primeiro trimestre de 2024, foram encaminhadas para reciclagem um total de 111.696 toneladas de embalagens, representando um aumento de 3% face ao período homólogo.
“São dados que fazem deste o único fluxo de resíduos urbanos a cumprir com as metas nacionais da reciclagem, embora os resultados mais recentes mostrem que a recolha seletiva de embalagens tenha de acelerar”, adverte o comunicado de imprensa da SPV.
Portugal tem de alcançar os novos objetivos impostos pela União Europeia (UE), que ambicionam reciclar, pelo menos, 65% de todas as embalagens colocadas no mercado até ao final de 2025.
No ano passado, indica a SPV, a taxa de retoma foi de 55,3%. “Para evitar o incumprimento, o país carece de um aumento significativo, nomeadamente no material ´vidro`. Os cidadãos deveriam depositar oito garrafas de vidro por ano, no ecoponto verde, para o país atingir a meta”.
“Portugal tem feito um trabalho notável no que diz respeito à reciclagem de embalagens. O sistema tem vindo a evoluir e os cidadãos têm sido bastante participativos, mas é preciso acelerar quando o país tem novas metas para cumprir”, afirmou Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.
Para a responsável da SPV, “motivar para gerar ainda mais ação é fundamental. São os cidadãos que depositam as suas embalagens nos ecopontos e, por isso, a par de terem ao dispor um serviço de qualidade e conveniente, há que investir em campanhas de proximidade e diferenciadoras, ensinando o impacto positivo que este gesto tem no planeta”.
E continua: “a reciclagem de embalagens é um compromisso com a sustentabilidade e com a prossecução dos ODS das Nações Unidas, nomeadamente no que diz respeito à produção e ao consumo sustentáveis, e nós, na SPV, estamos totalmente empenhados nesta missão”.

Image generator/ChatGPT
