A L’Oréal Portugal e a Sociedade Ponto Verde (SPV) voltam a unir forças para a campanha “Reciclar em Beleza”, que visa sensibilizar e apoiar os portugueses na separação correta das embalagens de produtos de higiene e beleza, promovendo uma reciclagem mais eficiente.
De acordo com o comunicado de imprensa, o objetivo passa por assegurar que, após o uso, as embalagens tenham o destino correto, numa iniciativa que decorre pelo sexto ano consecutivo.
A nota de imprensa explica ainda que, desde 2020, a L’Oréal Portugal e a SPV oferecem uma plataforma digital, no site da L’Oréal, que disponibiliza conteúdos educativos e esclarece dúvidas sobre a separação de embalagens. No entanto, este ano, a campanha ganha uma nova dimensão com a participação de cerca de cem influenciadores digitais que estarão envolvidos em ações de sensibilização.
Esta iniciativa, que se prolongará por 5 meses, desafia os influenciadores a recolher e guardar embalagens usadas de produtos de beleza. A primeira recolha será realizada em setembro, no L’Oréal LAB, durante um encontro exclusivo.
A comunicação também dá conta de que, em novembro, os influenciadores irão visitar o centro de triagem da Tratolixo, responsável pelo tratamento de resíduos urbanos nos municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra. Durante a visita, terão a oportunidade de conhecer o processo de triagem e reciclagem, com o objetivo de promover boas práticas de reciclagem junto das suas comunidades digitais.
“Numa altura em que 78% dos consumidores estão já atentos a estas alternativas sustentáveis, ainda há muitas pessoas que não conhecem as opções de produtos refill ou recarregáveis no universo da beleza, pelo que temos procurado aumentar as nossas soluções nesta área”, afirmou Ana Sofia Amaral, responsável de Sustentabilidade, CSR e diretora científica da L’Oréal Portugal.
E continua: “na L’Oréal queremos mudar esta perceção e mostrar os benefícios deste tipo de práticas, que não devem ser apenas um momento isolado. O objetivo passa por sensibilizar todos os nossos consumidores, tornando a correta separação de embalagens um hábito do dia-a-dia”.
“Só juntando esforços, empresas, marcas e cidadãos, é possível promovermos mudanças substanciais, nomeadamente nesta área, onde é preciso reciclarmos mais e melhor estes resíduos. Através do ‘Reciclar em Beleza’ estamos a ampliar o alcance da nossa mensagem, de que esta é uma causa comum, chegamos a mais pessoas e procuramos inspirar para que percorram este caminho connosco”, referiu Ricardo Sacoto Lagoa, Diretor de Marketing, Sensibilização e Comunicação da Sociedade Ponto Verde.
O comunicado sublinha, até 2030, a L’Oréal pretende reduzir em 50% a utilização de plástico virgem nas embalagens, em comparação com 2019, garantir que 50% de todos os materiais de embalagem provenham de fontes recicladas ou biológicas e diminuir em 20% a intensidade das embalagens dos produtos (também em relação a 2019).
A comunicação enfatiza também que a Divisão de Luxo tem desempenhado um papel importante neste esforço, com a meta de garantir que 30% dos seus produtos sejam oferecidos em formatos recarregáveis até ao final deste ano.
Além disso, a empresa também ressalva que, desde 2019, aumentou em quase 17 vezes o número de produtos recarregáveis no seu portefólio. Desde então, várias fábricas têm sido adaptadas para a produção de soluções de refill.

iStock
