Sustentabilidade

Sonae entre as 10 melhores do setor em ranking global de sustentabilidade

Direitos Reservados

A Sonae voltou a ser distinguida, pelo segundo ano consecutivo, no S&P Global Sustainability Yearbook, figurando entre as 10 empresas melhor classificadas do seu setor a nível mundial, num reconhecimento do seu desempenho e compromisso com práticas ESG.

Segundo o comunicado de imprensa, na edição deste ano, foram avaliadas mais de 9.200 empresas e apenas 848, de 59 setores, alcançaram um desempenho considerado de excelência e entraram no anuário de referência mundial.

As empresas do S&P Global Sustainability Yearbook são escolhidas a partir da Avaliação de Sustentabilidade Corporativa do S&P Global (CSA) de 2025. Para entrar no anuário, têm de ficar no top 15% do seu setor e alcançar uma pontuação CSA a, no máximo, 30% da pontuação da empresa líder desse setor.

Para Martim Santos, diretor de Sustentabilidade da Sonae, “na Sonae, a sustentabilidade está no centro da criação de valor natural, social e económico de longo prazo. Adotamos uma abordagem integrada, baseada em critérios ambientais, sociais e de governo, que orienta a forma como gerimos o portefólio, como medimos o desempenho e como promovemos a inovação”.

E continua: “a nossa estratégia passa por acelerar a descarbonização, valorizar a biodiversidade e a água, promover a circularidade e potenciar o desenvolvimento humano. Estes pilares têm gerado resultados concretos e foram fundamentais para o reconhecimento pela S&P Global pelo segundo ano consecutivo”.

De acordo com a comunicação, a sustentabilidade é medida através de critérios ESG ajustados aos desafios e prioridades de cada setor. Entre os temas avaliados estão a mitigação e adaptação às alterações climáticas, a gestão de matérias-primas e resíduos, saúde e nutrição, capital humano e segurança no trabalho, ética empresarial e gestão responsável da cadeia de abastecimento.

Entre os compromissos da Sonae na sua estratégia de sustentabilidade estão a neutralidade carbónica das operações até 2040, a gestão sustentável das florestas nas atividades ligadas às operações e à cadeia de abastecimento, o aumento de produtos e serviços que promovam a circularidade e a meta de 45% de mulheres em cargos de liderança, entre outros. O objetivo é crescer com responsabilidade e criar valor de forma consistente a longo prazo.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever