O Last Mile pode ser equiparado a uma corrida de estafetas. A regra é entregar algo o mais rápido possível para atingir um objetivo, caso ocorram atrasos durante o percurso, a meta pode não ser atingida ou podem mesmo ser desqualificados.
Da mesma forma, o Last Mile deverá ser um processo célere, sem atrasos e que atinja o objetivo de forma a não correrem o risco de serem “desqualificados” pelo cliente. Cada vez mais, a palavra “espera” começa a dissipar-se num contexto onde a rapidez não é encarada como um bónus, mas sim como requisito.
Para acompanhar esta tendência, as empresas terão de ter capacidade de alinhar os seus produtos ou serviços às expectativas do consumidor e investir em soluções focalizadas no cliente.
Para esta nova tendência as empresas de transporte e logistica terão de recorrer soluções de entregas inovadoras, tais como, Crowdsourcing, drones, Uber delivery, entre outros que ao nível das operações, trarão maior eficiência, qualidade e vantagem competitiva, seja em contexto B2B ou B2C.
A palavra tendência está implicitamente ligada à inovação e tecnologia, sendo que estes são factores determinantes para garantir que o processo Last Mile é a “resposta”, mas é também a parte do processo que implica maior investimento por parte das empresas.
Adicionalmente, as novas cidades vieram trazer o que podemos chamar da mudança de paradigma entre o que é a comodidade para as pessoas e a preservação do meio ambiente. A entrada de viaturas de grandes dimensões não será permitida. Será necessário recorrer a meios alternativos que permitam entregas parceladas e cada vez mais personalizadas.
Acredito que é possível otimizar o Last Mile através de pequenas embalagens para envios a temperatura controlada, de menor volume, mais leves, reutilizáveis, amigas do ambiente, havendo maior economia por uso.
Existem também subsistemas reutilizáveis, desenvolvidos com inovadores materiais isolantes que servem de backup até 90 minutos para entregas que requerem um tempo de espera antes de serem rececionadas ou armazenadas. Isso permite que sejam tomadas decisões rápidas com segurança. Estes subsistemas descartáveis podem ser utilizados em sistemas passivos ou ativos.
Monitorizar as entregas através de datallogers é uma forma de monitorizar a encomenda em toda a Cadeia térmica e garantir que o “clock” do produto foi respeitado.
Desta forma, atualmente, é possível prestar um serviço de excelência e qualidade inquestionáveis não só ao entregar o produto em perfeitas condições, assim como no tipo de serviço que prestam ao seu cliente.