O comércio marítimo mundial perdeu força em 2018, com o aumento da incerteza, o aumento das tensões tarifárias entre os EUA e a China e a crescente preocupação com outras políticas comerciais e com as correntes políticas, principalmente um Brexit sem acordo, que causou ondas nos mercados globais, de acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio. e Revisão (UNCTAD) do Transporte Marítimo de 2019.
O volume do setor cresceu apenas 2,7% no ano passado, abaixo das médias históricas de 3% e 4,1% registadas em 2017, segundo o relatório.
“A queda no crescimento do comércio marítimo é resultado de várias tendências, incluindo o enfraquecimento do sistema multilateral de comércio e o crescente protecionismo”, referiu o secretário-geral da UNCTAD, Mukhisa Kituyi.
“É um aviso de que as políticas nacionais podem ter um impacto negativo no comércio marítimo e nas aspirações de desenvolvimento de todos”, acrescentou.
Atingido por uma desaceleração económica global, em 2018, o comércio marítimo também navegou noutros ventos contrários, como tensões geopolíticas, enquanto se preparava para um aumento esperado nos custos de combustível de navios, resultante de uma nova regulamentação que exige que os navios reduzam suas emissões de dióxido de enxofre.
A UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) espera que o comércio marítimo internacional se expanda a uma taxa média anual de crescimento de 3,4% no período 2019-2024, impulsionada, em particular, pelo crescimento de cargas em contentores, a granel seco e a gás. No entanto, a incerteza continua sendo um tema primordial no atual ambiente de transporte marítimo, com riscos inclinados para o lado negativo.
Tráfego portuário em queda
Refletindo o comércio marítimo mais lento, o crescimento do tráfego portuário global também diminuiu, com o tráfego portuário de contentores a aumentar apenas 4,7% em 2018, ante uma taxa de crescimento de 6,7% em 2017.
Da mesma forma, o crescimento do comércio de contentores caiu. Em 2018, os volumes aumentaram apenas 2,6%, comparado a 6% em 2017. Isso foi combinado com uma entrega sustentada de mega navios de contentores, com a capacidade de fornecimento de frotas de contentores em 2018 a aumentar em 6%, em comparação com 4% em 2017. “Num mercado excessivamente sobrecarregado, esses desenvolvimentos comprimiram ainda mais as taxas de frete em 2018”, avança a UNCTAD.
Apesar dos contratempos, foi alcançado um marco, com volumes totais de comércio marítimo de 11 mil milhões de toneladas.
O setor de transporte marítimo também viu um lado positivo no setor de gás natural liquefeito (GNL) em expansão. Isso ocorreu como resultado da pressão intensificada para promover fontes de energia mais limpas. Os navios a granel, petroleiros e navios porta-contentores registaram o nível mais alto de entregas, com os navios GNL a registarem a maior taxa de crescimento em 7,25%.
O relatório alerta que, “embora o crescimento global possa mudar de maneira positiva, dados alguns fatores positivos, como a Iniciativa da Rota da China, e os vários acordos comerciais que entraram em vigor ou estão em fase de elaboração, o balanço de riscos para as perspetivas continua fraco”.
Os riscos são particularmente altos para as economias mais vulneráveis. O relatório destaca uma crescente divisão de conectividade – uma diferença crescente entre os países mais e menos conectados.
Vários pequenos estados insulares em desenvolvimento estão entre os países com menor conectividade de transporte marítimo, pois são frequentemente confrontados com um ciclo vicioso, em que baixos volumes de comércio desencorajam investimentos em melhor conectividade de transporte marítimo e, diante de baixa conectividade, o comércio de mercadorias se torna caro e não competitivo.
Novas correntes
Ao mesmo tempo, profundas tendências estruturais que começaram há mais de uma década e se afirmaram, estão a transformar lentamente o cenário do transporte marítimo. A indústria está a afastar-se dos padrões observados antes da crise financeira e económica global atingir a economia mundial.
“Hoje, o setor marítimo está a lidar com muito mais do que incerteza no mercado e fatores cíclicos de curto prazo”, afirma Shamika N. Sirimanne, diretora da divisão de tecnologia e logística da UNCTAD. “Outros fatores estruturais e existenciais, como ruturas tecnológicas e mudanças climáticas, estão em jogo e a redefinir o setor”.
O relatório observa que o cenário operacional do setor parece ter mudado para um novo paradigma, contrastando com a realidade de mais de uma década atrás.
Diante do crescimento económico e comercial global mais lento, em comparação com a era anterior às taxas de crescimento de crescimento de 2009, o transporte marítimo global é cada vez mais moldado por novos padrões de procura e comércio, aumentando a regionalização das cadeias de fornecimento e o reequilíbrio na economia da China, além de um papel maior da tecnologia e serviços em cadeias de valor e logística.
O setor também está a enfrentar cada vez mais desastres naturais intensificados e mais frequentes e ruturas relacionadas com o clima, o que está a tornar a avaliação de risco climático, a adaptação e a construção de resiliência para portos marítimos e outras infraestruturas de transporte costeiro uma prioridade cada vez mais urgente.
Diante destes novos riscos, a indústria adotou uma agenda acelerada de sustentabilidade ambiental, com uma maior consciencialização sobre o impacto do aquecimento global e o imperativo de acompanhar rapidamente a transição energética para fontes de combustível mais limpas.
Importantes desenvolvimentos regulatórios incluem a entrada global em vigor, em 1 de janeiro de 2020, do novo limite inferior de 0,50% (atualmente de 3,5%) no enxofre no óleo combustível de navios, que deverá trazer benefícios significativos em termos de saúde humana e ambiente, mas também criar novos desafios para o setor de transporte.
Segundo o relatório, está em construção uma “nova normalidade” para o transporte marítimo, com efeitos que permeiam todos os aspetos da indústria, da procura ao fornecimento, mercados, portos e marcos regulatórios.
Mudança de curso está a ser sentida
Os efeitos da mudança de paradigma já estão a ser sentidos. Alguns serviços, como os de transporte de contentores e construção naval, estão a consolidar-se, enquanto outros estão a expandir o seu raio de ação para incluir operações de terra e logística.
Além disso, alguns estão a pedir mais apoio governamental para atividades de construção naval ou financiamento para a tecnologia necessária para desenvolver embarcações de emissão zero.
Embora o ajuste ao novo normal possa acarretar alguns potenciais desafios, o relatório da UNCTAD observa que “também pode abrir algumas oportunidades. O apoio a esse processo exige um planeamento aprimorado, medidas de resposta adequadas e políticas de transporte flexíveis e visionárias que antecipem mudanças”, conclui a UNCTAD.