Indústria

Esta bola extingue incêndios em segundos

Elide Fire Extinguishing Ball

Já chegou a Portugal uma tecnologia que permite apagar pequenos fogos em segundos: uma bola extintora de incêndios.

A tecnologia, criada por um tailandês, chama-se Elide Fire Extinguishing Ball, pesa cerca de 1,3 quilos e é ativada em contacto com o fogo, levando entre três a dez segundos a explodir, extinguindo o fogo.

“A bola pode ser usada na extinção de fogos de materiais sólidos e líquidos inflamáveis, em incêndios com gases combustíveis e em equipamentos elétricos até 5000 volts, bastando atirá-la para o local do foco de incêndio. Na explosão emite sempre um sinal sonoro entre 120 e 140 dba (decibéis)”, explica a empresa.

A ideia original foi concebida pelo tailandês Phanawatnan Kaimart, depois de, em 1997, ter sobrevivido a um grande incêndio num hotel em Pattaya, no qual morreram quase 100 pessoas. Perante esta situação, o titular da patente começou a estudar formas mais eficientes e seguras de combate a fogos localizados.

”Não sendo concorrente dos extintores, mas sim um complemento a este engenho em espaços fechados, a bola pode ser usada por pessoas com mobilidade reduzida, adolescentes e idosos, bastando atirá-la para o local em chamas”, explica Luis Vieira, sócio-gerente da Record Reference.

“Nas empresas, a bola pode ser colocada junto aos servidores, evitando a danificação dos mesmos em caso de fogo. Nos automóveis, a bola pode estar colocada junto ao motor ou mesmo na bagageira, sendo usada em caso de emergência. Nas escolas, nas IPSS, nos lares, a bola é útil, eficaz e segura”, acrescenta.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever