Circularidade

Bruxelas acelera transformação de resíduos orgânicos em produtos de origem biológica

Bruxelas acelera transformação de resíduos orgânicos em produtos de origem biológica Direitos Reservados // Waste2BioComp

A bioeconomia assume um papel de destaque na agenda europeia com a realização do evento final do projeto Waste2BioComp, agendado para o próximo 29 de abril, em Bruxelas, sob o tema “Beyond Waste: Shaping the Future with Bio-Based Materials”, e que pretende discutir o futuro da Europa baseado em materiais de origem biológica.

De acordo com o comunicado de imprensa, com 5,86 milhões de euros de financiamento europeu, o projeto Waste2BioComp pretende valorizar resíduos orgânicos ao convertê-los em produtos sustentáveis para setores estratégicos como o têxtil, o calçado e as embalagens. A iniciativa envolve 13 parceiros de seis países europeus (Portugal, Alemanha, Espanha, Itália, Suíça e França).

Mais do que um encerramento de projeto, o evento assume-se como um marco no caminho da Europa rumo a uma economia mais circular, resiliente e independente de recursos fósseis, com a bioeconomia a estar no centro desta transformação.

O evento marcará também o encerramento do Cluster BIOMATTERS, uma iniciativa que reúne seis projetos de excelência financiados pela União Europeia (UE), incluindo o Waste2BioComp. Em conjunto, estes projetos representam mais de 32 milhões de euros de investimento europeu e envolvem 80 entidades de 18 países.

Entre os projetos destacados estão:
– VITAL – Focado em tecnologias inovadoras para termoplásticos espumados de base biológica.

– BIO-UPTAKE – Promove a adoção em larga escala de biocompósitos em processos inteligentes de transformação de plásticos.

– GREEN-LOOP – Desenvolvimento de sistemas de manufatura sustentável para novos materiais de base biológica.

– NEW WAVE – Criação de produtos de base biológica para a indústria da construção.

– AMBIANCE – Explora soluções de base biológica para aplicações urbanas ao ar livre, aliando caracterização inovadora, tecnologias digitais e circularidade.

De acordo com o comunicado, no contexto de transição para soluções mais sustentáveis e inovadoras, este evento será “uma oportunidade única para debater o futuro industrial da Europa, das políticas ambientais e da bioeconomia, promovendo o diálogo entre investigadores, indústria e decisores políticos, rumo a uma economia mais circular”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever