O mercado de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL), mais concretamente, os furgões compactos, está a passar por uma transformação significativa, com as propostas elétricas a ganharem cada vez mais terreno e protagonismo.
Dentro da filosofia “Power of Choice”, a Peugeot decidiu avançar com a eletrificação do seu Expert, disponibilizando dois níveis de autonomia que garantem até 330 km no ciclo WLTP, três comprimentos (Compacto, Standard e Longo), uma capacidade de reboque de 1.000 kg e uma carga útil de 1.275 kg, ou seja, um volume de carga idêntico ao da versão térmica.
Nasce, assim, o e-Expert, baseado na plataforma modular multi-energias EMP2 (Efficient Modular Platform), integra um motor 100% elétrico, com uma potência máxima de 100 KW e um binário máximo de 260 Nm disponível desde o arranque para uma resposta imediata. A cadeia de tração elétrica é semelhante à dos novos Peugeot e-208 e SUV Peugeot e-2008, com o redutor a ser adaptado, sendo mais curto para ir ao encontro dos constrangimentos de carga, decorrentes da utilização dos veículos comerciais.
Selecionado que é modo de condução Power – existem ainda os modos Eco e Normal – o novo e-Expert atinge uma velocidade máxima de 130 km/h, com a aceleração dos 0 aos 100 km/h a acontecer em 13,1 segundos. Já os primeiros 1.000 metros, com arranque parado, são percorridos em 35,8 segundos.
O novo Peugeot e-Expert é o primeiro veículo elétrico da marca gaulesa a propor uma oferta dupla em termos de autonomia. Em função das necessidades, as capacidades disponíveis das baterias de iões de lítio são de 50 kWh e 75 kWh.
As versões (Compact, Standard e Longa) equipadas com a bateria de 50 kWh permitem uma autonomia máxima de 230 km de acordo com o protocolo de homologação WLTP (Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedures).
Já as versões Standard e Longa podem também ser equipadas com a bateria de 75 kWh, permitindo uma autonomia máxima de 330 km, segundo o mesmo ciclo de homologação.
Interligado ao circuito térmico do habitáculo, a regulação térmica da bateria permite um carregamento rápido, uma autonomia otimizada e uma maior vida útil. Estão disponíveis dois tipos de carregadores a bordo, indo ao encontro de todas as utilizações e soluções de carregamento do cliente, um carregador monofásico de 7,4 kW (de série) e um carregador trifásico de 11 kW (em opção). Certo é que os tempos de carregamento podem ir de 31 horas (bateria 50 kWh) a partir de uma tomada standard (8A), até somente aos 30 minutos para 80% de carga (bateria 50 kWh) a partir de uma tomada pública de 100.
Além disso, ainda é possível programar uma carga diferida a partir do ecrã de Navegação conectada ou da app MyPeugeot para smartphone (dependendo da versão). Este sistema também permite iniciar ou adiar, a qualquer momento, o carregamento e verificar o estado da carga.
Um novo ecossistema
O novo e-Expert combina dimensões exteriores compactas com capacidades máximas de carga, integrando a instalação das baterias sob o piso, sem qualquer impacto no volume de carga. Esta colocação também promove a rigidez, garantindo a agradabilidade e o prazer de condução, tal como nas versões térmicas, graças à ótima distribuição do peso.
O conforto da suspensão está perfeitamente assegurado, através das ligações ao solo com amortecedores e molas específicas, para garantir as melhores prestações, em vazio ou com a totalidade da carga a bordo.
O condutor do novo Peugeot e-Expert goza de conforto em todas as situações, contando com uma direção assistida especialmente adaptada, facilitando a comodidade e sempre com um diâmetro de viragem de 11,3 m (versão Compact, entre passeios) e uma altura limitada a 1,90 m (de acordo com a versão) que garante o acesso à maioria dos estacionamentos subterrâneos.
O novo e-Expert está disponível nas mesmas versões que as propostas com motores térmicos, de modo a responder a todas as utilizações. Assim, a escolha poderá ser feita entre as versões Furgão (3 comprimentos: Compact, com 4,6 m; Standard, de 4,95 m; e Longa, de 5,30 m), Cabina Dupla (5 ou 6 lugares, fixos ou rebatíveis, nas versões Standard e Longa), e Chassis Cabina (para transformação por carroçadores certificados, na versão Standard).
A modularidade é sempre uma referência no segmento com o assento Moduwork de 3 lugares, graças à abertura na antepara e ao encosto do banco lateral rebatível, que permite:
O volume útil até aos 6,6 m³ é rigorosamente o mesmo das versões com motores térmicos e a capacidade de carga útil até aos 1.275 kg é específica da motorização elétrica.
O novo e-Expert garante uma resposta sob medida, para ir ao encontro de um número crescente de necessidades, e está disponível nos níveis de acabamento PRO e PREMIUM, bem como nas versões “ready to go” ASPHALT (para as grandes deslocações) e URBAN (utilização urbana).
Com os smartphones a serem inseparáveis no nosso quotidiano e no Peugeot e-Expert as informações são integradas no ecrã central graças à compatibilidade MirrorScreen, que inclui os protocolos de conectividade Apple CarPlay e Android Auto.
Em cidade, até aos 30 km/h, e para garantir a segurança dos peões, é emitido um sinal sonoro para sinalizar a presença e marcha do veículo para a frente e para trás.
O novo Peugeot e-Expert assenta, assim, em três pilares: Serenidade (uma gama de veículos comerciais 100% eletrificados em 2021), Prazer (prestações sem cedências), e Simplicidade (acompanhar os clientes ao longo de todo o processo de compra e manutenção).