A Nespresso anunciou a meta de atingir 50% de mulheres agricultoras nos seus programas de fornecimento de café.
De acordo com o comunicado de imprensa, o objetivo passa por reforçar o compromisso da marca com a equidade de género e o empoderamento feminino através de iniciativas concretas e do programa AAA Sustainable Quality™.
“Na Nespresso, acreditamos que o empoderamento das mulheres na agricultura não é apenas uma questão de justiça social, mas uma alavanca essencial para a sustentabilidade e a qualidade do café que chega aos nossos consumidores”, afirmou Jaime de la Rica, Diretor-Geral da Nespresso Portugal.
E continua: “o compromisso de alcançar 50% de agricultores do sexo feminino reflete a nossa visão de um futuro onde a igualdade de oportunidades floresce nas comunidades de produção de café, desde – mais do que o grão –, a semente até à chávena. Este é um trabalho que começa nas origens, capacitando as mulheres para que assumam papéis de liderança e beneficiem em pleno do seu trabalho árduo”.
Para alcançar a meta de 50% de mulheres agricultoras, a Nespresso avançou que vai intensificar iniciativas de empoderamento e capacitação feminina, incluindo formação adaptada em técnicas agrícolas avançadas, gestão, literacia financeira e liderança.
O plano prevê ainda maior acesso a recursos essenciais, como terra, mão de obra e crédito, bem como o reforço de parcerias estratégicas com organizações locais e internacionais.
A nota de imprensa também refere que a marca tem integrado a perspetiva de género nas suas operações e no programa AAA Sustainable Quality™, que já envolve mais de 168.550 agricultores em 18 países.
Criado em 2003 em parceria com a Rainforest Alliance, este programa é um dos pilares da estratégia da marca, assegurando simultaneamente a qualidade do café e a sustentabilidade ambiental e social nas origens.
Este compromisso com a igualdade de género integra-se na visão mais ampla da Nespresso de gerar valor partilhado em toda a cadeia, desde a produção de café até à reciclagem de cápsulas.