A Nestlé Professional anunciou que transformou borras de café e cápsulas recicladas em mais de 17.000 cadeiras de esplanada, que brevemente vão estar em diversos pontos de Portugal Continental, assim como nos Açores e na Madeira, através de uma vasta rede de parceiros do canal HORECA.
Criadas pelas marcas Buondi, Sical, Tofa e Christina, da Nestlé, estas cadeiras pretendem “revolucionar o conceito de circularidade”, através de dois modelos. Um modelo que utiliza em média 15% de borras de café com 85% de plástico reciclado e outro que utiliza cerca de 150 cápsulas Nescafé Dolce Gusto recicladas por cadeira produzida.
De acordo com o comunicado de imprensa, ao eliminar a utilização de plásticos virgens através desta iniciativa, a empresa dá “um grande passo” que contribui para a meta de reduzir o uso desses materiais em 1/3 até ao final de 2025.
As cadeiras de esplanada vão ainda contar com informações sobre a circularidade dos materiais, tornando “o impacte ambiental algo visível e real para os consumidores”.
Para Hugo Silva, Sustainability Delivery Manager da Nestlé, “a inovação na sustentabilidade é quando aproveitamos algo que seria desperdício e o transformamos em valor. Sente-se, literalmente, na prova de que a mudança já está a acontecer, onde reaproveitamos materiais que já fizeram parte da nossa cadeia de valor, reintroduzindo-os para produzir estas cadeiras de esplanada”.
A nota de imprensa dá ainda conta de que este projeto foi possível graças às parcerias com a Bio4Plas, especialista na reciclagem de cápsulas de café e na produção de biocompósitos e biopolímeros, bem como com a Plásticos Joluce, empresa que desenvolveu os testes com estes materiais e que é também a responsável pela produção das cadeiras.
A comunicação explica ainda que os materiais reciclados incorporados nas cadeiras resultam do programa RECAPS – programa de recolha e reciclagem de cápsulas de café a nível nacional.