A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou que vai lançar uma licenciatura focada no tema ‘Cidades Sustentáveis e Inteligentes’ já no próximo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), cuja primeira fase decorre de 22 de julho a 5 de agosto.
De acordo com o comunicado de imprensa, saber como adaptar as cidades às alterações climáticas ou como usar as tecnologias digitais para tornar as cidades inteligentes são alguns dos objetivos do novo curso.
“Esta nova oferta formativa vai ao encontro da missão da UTAD em responder às exigências de um mundo em constante mutação e onde os processos de inovação e tecnologia são cada vez mais focados no desenvolvimento sustentável. Como destino universitário cada vez mais global, a UTAD contribui assim para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dedicado a tornar as cidades e as comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”, afirmou o reitor da UTAD, Emídio Gomes.
Segundo a nota de imprensa, os estudantes desta formação de ensino superior, vão ser capazes de “analisar o conceito de sustentabilidade à escala urbana para aplicar os seus princípios no planeamento sustentável, na eficiência energética e hídrica dos sistemas e edifícios, na gestão de resíduos, na implementação de energias renováveis e da mobilidade sustentável, na utilização de materiais e sistemas sustentáveis”.
Além disso, o curso vai também oferecer uma componente prática, que permitirá contactar com a investigação mais recente nesta área da sustentabilidade urbana e usufruir de protocolos com diversas instituições públicas e privadas.
A comunicação avança ainda que o curso académico é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e terá a duração de três anos, explicando que os futuros licenciados podem ingressar em empresas de estudos e projetos com responsabilidades no planeamento, conceção e gestão sustentável, administração central e regional, associações de municípios, autarquias e empresas municipais, agências governamentais, de Ambiente ou de Desenvolvimento Local.