A Sonae e a MC foram reconhecidas pelo CDP (Carbon Disclosure Project) pela liderança no combate às alterações climáticas, ao integrarem, em 2025, a “A List”, que distingue as empresas com melhor desempenho e maior transparência a nível mundial em matéria ambiental.
Segundo a nota de imprensa, no ranking de 2025, a Sonae e a MC receberam também a avaliação A- nas dimensões Floresta e Água, refletindo um desempenho consistente nas diferentes áreas analisadas. Também a NOS, integrada no Grupo Sonae, foi distinguida pelo CDP com a classificação “A” na área das alterações climáticas.
Para Eduardo Piedade, Administrador Executivo da Sonae, “o combate às alterações climáticas, através da mitigação das emissões, da adaptação aos seus impactos e da gestão dos riscos climáticos, constitui uma prioridade estratégica para a Sonae. Assumimos o compromisso de alcançar a neutralidade carbónica até 2040 e estamos a implementar medidas concretas de ação climática, economia circular e preservação e regeneração da natureza e biodiversidade, com impacto positivo nos nossos negócios, no Grupo e nas comunidades onde atuamos”.
E continua: “a inclusão na ‘A List’ do CDP reconhece o percurso que temos vindo a fazer, reflete a dedicação excecional das nossas equipas e a confiança dos nossos clientes e parceiros. É, acima de tudo, uma responsabilidade que reforça a nossa ambição de continuar a melhorar o nosso desempenho”.
Já Isabel Barros, Administradora Executiva da MC, afirmou que “alcançar o patamar de liderança nos diferentes índices do CDP – clima, florestas e água – é o reflexo do trabalho consistente e concertado que as nossas equipas têm vindo a desenvolver. Este reconhecimento demonstra a forma como a sustentabilidade está integrada na estratégia da MC Sonae, através da definição de objetivos ambiciosos e da implementação de planos de ação com impacto real e mensurável na gestão do nosso negócio”.
De acordo com a comunicação, no ano passado, mais de 22 mil empresas reportaram os seus dados ambientais ao CDP, mas apenas uma pequena percentagem alcançou o nível máximo de excelência exigido para integrar a prestigiada “A List”. A Sonae participa no CDP desde 2012 e a MC desde 2024.
A nota de imprensa enfatiza ainda que a Sonae e as suas participadas têm “planos de ação concretos e metas ambiciosas”, alinhadas com a ciência, para reforçar a sustentabilidade ambiental em toda a cadeia de valor.
Entre as principais medidas estão a melhoria da eficiência energética, o aumento do uso de energia renovável, a redução da dependência de combustíveis fósseis, a descarbonização da frota, o combate ao desperdício e aos materiais de uso único, a promoção da reciclagem, a poupança de água, a regeneração florestal, a aposta em serviços circulares e a redução do consumo de recursos naturais.
O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que promove a transparência e a ação climática e é amplamente reconhecido como a maior e mais abrangente base de dados ambientais auto-reportada do mundo. Considerado como referência internacional na divulgação ambiental corporativa, mobiliza investidores e parceiros comerciais para acelerar a transição para uma economia mais sustentável.

Direitos Reservados
