A ‘Montra Portuguesa’ é o projeto do El Corte Inglés que integra a estratégia de reforço da oferta de marcas portuguesas e produtos fabricados em território nacional, contribuindo direta e indiretamente para a diminuição da pegada ecológica, por via da redução no transporte de mercadorias.
Desde a sua entrada em Portugal, em 2001, o grupo El Corte Inglés apostou em ter marcas portuguesas nas lojas e facilitou igualmente a sua internacionalização através das lojas em Espanha. A marca acredita que esta é uma forma de acrescentar valor e diferenciação à sua oferta e é neste sentido que cria a ‘Montra Portuguesa’ um projeto que é, na sua essência, uma loja dentro da loja online.
“A ‘Montra Portuguesa’ permite-nos ampliar a nossa loja online, não só pelo facto de disponibilizar os produtos das marcas portuguesas que já estão connosco nas nossas lojas físicas, mas também por possibilitar a entrada de muitas marcas novas no El Corte Inglés, uma vez que nas nossas lojas físicas temos limitações de espaço”, explica Ricardo Lemos Gomes, Diretor de Compras El Corte Inglés Portugal.
A trabalhar neste projeto há dois anos, a insígnia foi estabelecendo parcerias com diferentes organismos e entidades, caso da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APPICAPS), da ATP- Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, da Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (ANIVEC) e da Associação Empresarial de Portugal (AEP).
Esta loja virtual, conta neste momento com 73 marcas portuguesas, o que supera largamente as nossas melhores expectativas iniciais.
No entanto, o nosso objetivo não passa por ter muitas marcas, mas sim por apresentar aos nossos clientes, a melhor seleção de produtos portugueses num único espaço. Através desta loja, também conseguimos dar visibilidade a pequenas marcas portuguesas, pouco conhecidas ainda no mercado, mas que através da presença nesta nossa “Montra Portuguesa” conseguem mostrar-se a todo o país, e estar ao lado das melhores marcas internacionais que a loja online do El Corte Ingles apresenta.
A seleção de marcas portuguesas que neste momento fazem parte da “Montra Portuguesa” é muito qualitativa, variada, e inclui marcas mais conhecidas com outras menos conhecidas. Tivemos também o cuidado de incluir marcas de diferentes categorias de produto, que passam pelo calçado, confeção, têxtil lar, joalharia, cosmética e acessórios de moda.
Tudo isto, faz com que a oferta disponível seja realmente muito apelativa e demonstrativa da capacidade de inovação e da produção de produtos muito qualitativos que existe em Portugal.
Apesar de já contarmos com muitas marcas nesta “Montra Portuguesa”, o que pretendemos é que esta loja seja dinâmica e inovadora, e estaremos continuamente a introduzir novidades em produto e em marcas de maneira a garantir que temos de facto a melhor oferta de marcas portuguesas num único espaço.
Ricardo Lemos Gomes adianta que é notória a grande preocupação, entre os empresários portugueses, com a responsabilidade ambiental e social e em produzir artigos de uma forma mais sustentável. “É importante salientar que existem já vários fabricantes portugueses que se constituem como grandes exemplos a nível internacional neste sentido. Acreditamos que esta atitude irá contribuir de uma forma muito importante para a afirmação do made in Portugal no mundo”, aponta.
Comunicar a origem Portugal
O reconhecimento do ‘made in Portugal’ é cada vez mais valorizado e apreciado e muitas marcas internacionais gostam de comunicar que têm produtos fabricados em Portugal como sendo um fator que lhes confere uma vantagem competitiva: “Penso que o grande desafio para estes próximos anos é fazer com que Portugal comece a ser reconhecido também como um país criador de marcas relevantes, e que seja capaz de as exportar para outros países, sem receio de competir com marcas”, adianta Ricardo Lemos Gomes que revela ainda que “existe uma cada vez maior atenção à origem dos produtos e marcas, e ao mesmo tempo, estas também apresentam cada vez mais coleções e produtos interessantes de um ponto de vista sustentável, pelo que a ‘Montra Portuguesa’ contribuirá para disponibilizar estes produtos a um crescente número de consumidores. A Montra Portuguesa, tal como o nome indica, pretende ser um espaço de promoção e valorização do melhor que se produz em Portugal. Por outro lado, o digital é cada vez mais um canal fundamental de vendas no retalho.
O calçado, têxtil-lar, joalharia, cosmética e acessórios de moda são as categorias mais representadas nesta montra, onde a qualidade, a diferenciação, a inovação e a responsabilidade social e ambiental são pontos fortes.