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O que faz as marcas felizes?

O que faz as marcas felizes?

Yvan Mendes,
Marketing Manager Terra Nostra

Ao longo das últimas décadas, a felicidade ganhou destaque em diversas áreas, desde a avaliação de países até a satisfação no local de trabalho. Países como a Finlândia, Noruega e Dinamarca são frequentemente classificados entre os mais felizes do mundo, destacando-se por fatores como liberdade, confiança e bem-estar social. Choveram estudos sobre o tema e as marcas não foram exceção neste escrutínio da felicidade, sendo avaliadas pelos consumidores. Em 2014, a agência londrina Isobel foi responsável por uma pesquisa que concluiu que as marcas felizes, segundo os consumidores, eram divertidas, felizes, confiáveis, generosas e otimistas. Essas características ajudam a construir conexões emocionais mais fortes entre os consumidores e a marca, tornando-as mais lembradas, apreciadas e escolhidas.
Até aqui, nada a objetar. Mas, na realidade, esta é a perspetiva do consumidor. E para a marca, o que define a sua felicidade? Um dos fatores pode (e deve) ser o sucesso financeiro. É verdade que um negócio é sempre um negócio. Só que para esse sucesso acontecer, há toda uma filosofia por trás da marca. Uma identidade que se vai construindo. E todo um percurso de aprendizagem e de crescimento.
Por razões óbvias, vou dar o exemplo Terra Nostra. São 70 anos de vida e uma marca imensuravelmente orgulhosa das suas origens, os Açores, da terra, da comunidade. Que tem uma filosofia muito própria e uma missão clara. “Fazer o Bem, bem feito”. A todos: aos animais, aos produtores, a quem escolhe o nosso leite, o nosso queijo, a nossa manteiga. Sem esquecermos, claro, o nosso planeta.
Se é um objetivo ambicioso? Sem dúvida. Exequível? Trabalhamos para isso todos os dias. E é isso que nos faz felizes. O que nos move. Foi e continua a ser a nossa escolha. Cada vez mais, é exigido às marcas responsabilidade social, provas de que trazem valor acrescentado não só ao seu setor, mas à comunidade. A sustentabilidade, segunda palavra do ano em 2019 de acordo com a Porto Editora, foi pronunciada tantas vezes que quase se tornou oca de tanto ser repetida. E cabe às marcas preencherem esse vazio. De verdade e com verdade. Com iniciativas que reflitam uma preocupação genuína e não uma obrigação.
A felicidade Terra Nostra vem de dentro. E é uma espécie de reação em cadeia. E isso gerou uma pergunta simples, mas essencial, sobre o bem-estar das nossas protagonistas: “O que faz as vacas felizes?” E fomos à procura da resposta, ou de respostas: viver em liberdade, pastando ao ar livre todos os dias do ano, com erva fresca que as mantém saudáveis e fortes. Além disso, se puderem estar a ouvir música, melhor ainda.
Quem percebeu isso foi o Sr. Eduardo, um dos produtores certificados pelo Programa Leite de Vacas Felizes (PLVF). Cioso da saúde emocional dos seus animais, descobriu que a música tem o poder de relaxar as vacas e de melhorar a qualidade do leite – teoria defendida por vários estudos científicos (e pelas nossas vacas, temos a certeza). Essa prática inovadora foi o ponto de partida para a campanha “Concerto no Pasto”, que recriou essa experiência nos Açores, com o Sr. Eduardo, claro, e explorou o estilo musical preferido das vacas felizes pela voz da Maro.

“A felicidade Terra Nostra vem de dentro. E é uma espécie de reação em cadeia. E isso gerou uma pergunta simples, mas essencial, sobre o bem-estar das nossas protagonistas: “O que faz as vacas felizes?”

As vacas são felizes porque são tratadas com amor e respeito e vivem num ambiente natural e saudável. Terra Nostra valoriza essa ligação emocional entre os produtores, as vacas e a natureza, criando um ciclo de felicidade que se estende desde as pastagens dos Açores até às mesas dos consumidores. Os produtores são mais felizes porque são apoiados e certificados através do PLVF, o que não só promove o desenvolvimento económico e sustentável dos Açores, mas é também um reconhecimento pela sua dedicação e empenho em manter a tradição e a qualidade dos produtos açorianos.
Por outro lado, ao escolher Terra Nostra, os consumidores escolhem um sabor inconfundível e delicioso, ao mesmo tempo que estão a apoiar uma economia local que valoriza a tradição e a sustentabilidade. Temos um compromisso inabalável em preservar o planeta, reconhecendo a importância dos recursos naturais e a necessidade de promover um futuro mais sustentável para as gerações presentes e futuras. Com o projeto Eco-Design, procuramos constantemente soluções que promovam a reciclagem e minimizem o impacto ambiental associado às embalagens e continuaremos a traçar um plano estratégico que inclui a implementação de práticas agrícolas regenerativas e a redução do uso de materiais não recicláveis nas embalagens.
O que faz Terra Nostra feliz é o algoritmo que o lema “Fazer o Bem, bem feito” gerou, a partir da integração de valores que criaram uma marca que não apenas prospera, mas também contribui positivamente para o mundo em seu redor.
Vacas felizes fazem a nossa marca feliz. O segredo está em encontrar a fórmula para a felicidade. E, depois disso, honrar a resposta. E os consumidores.

 

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