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Economia Circular: Projeto Ecospots permite que a reciclagem esteja ao alcance de todos

Economia Circular: Projeto Ecospots permite que a reciclagem esteja ao alcance de todos

Na MC acreditamos que o tema da Sustentabilidade tem de ser um compromisso honesto entre o que dizemos e o que fazemos.
Enquanto retalhista líder, presente em todo o território nacional e com impacto na vida da maior parte das comunidades em que nos inserimos e das famílias que visitam as nossas lojas regularmente, sabemos que é nosso dever encontrar e implementar medidas que procurem minimizar o impacto da nossa atividade e que contribuam para o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia de valor.
As empresas e o retalho, em particular, podem desempenhar um papel importante na transformação que é necessária operar – alinhando a cadeia de abastecimento em torno das dimensões materiais e das melhores práticas, promover maior transparência e potenciar comportamentos mais sustentáveis, junto do consumidor.
O combate ao desperdício e a valorização de resíduos são temas centrais na sustentabilidade e, no setor do retalho alimentar, apresentam desafios e oportunidades únicos.
O Continente, com o compromisso de promover uma economia circular, implementou nas suas lojas o conceito de Ecospots – espaços dedicados onde os clientes podem depositar vários tipos de resíduos, como cápsulas de café, pilhas, rolhas de cortiça, óleos alimentares usados e pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos. Estes materiais são posteriormente encaminhados para valorização, respondendo à crescente necessidade de conveniência na prestação de serviços de economia circular.
Este projeto é uma forma da reciclagem estar ao alcance de todos e que não só facilita o descarte adequado destes materiais, como reforça o papel das empresas no combate ao desperdício e no apoio à circularidade.
Destaque para o projeto-piloto lançado este ano de recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares, realizado em parceria com escolas na área do Grande Porto, através de lojas Continente selecionadas. As escolas precisam apenas de entregar os copos de plástico dos iogurtes (sólidos, tradicionais), higienizados e sem restos de alimentos, numa das 11 lojas selecionadas e, por cada kg de plástico recolhido as lojas doam três euros. Os resíduos depositados nos Ecospots são depois recolhidos e encaminhados para a Lipor e de seguida para a Intraplás, empresa que vai testar o processo de reciclagem destas embalagens, avaliando a qualidade e quantidade de matéria-prima reciclada, assim como a exequibilidade da incorporação em novas embalagens e produtos. Esta iniciativa destaca o papel educativo dos Ecospots e incentiva o envolvimento ativo das novas gerações na sustentabilidade.

Também neste âmbito foi lançado em 2022 um projeto-piloto de recolha de cápsulas de café, para suprir uma lacuna no mercado de reciclagem. Inicialmente estes Ecospots estavam presentes em 6 lojas, mas devido à grande adesão foi posteriormente alargado a todas as lojas Continente. Os resultados dos Ecospots refletem o impacto positivo que estas iniciativas podem ter quando alinhadas com práticas de responsabilidade social. No primeiro semestre de 2024, só na recolha de cápsulas de café multimarca, foram enviadas para valorização 23 toneladas. Estes resíduos são encaminhados para reciclagem sendo primeiramente separados os materiais que podem ser reciclados, como o plástico ou o alumínio das cápsulas. Há ainda a reutilização das borras do café para outros subprodutos.
O conceito de Ecospots reflete a necessidade de conveniência dos consumidores, ao mesmo tempo que promove práticas sustentáveis. Nas lojas Continente, os Ecospots permitem que materiais que normalmente acabam em aterros sejam recuperados e encaminhados para reciclagem.

 

Iniciativas que promovem a Circularidade e o Impacto Comunitário

Os Ecospots são parte de uma abordagem mais ampla do Continente à sustentabilidade e à economia circular, existindo outras iniciativas que suprimem estas necessidades.
Uma das iniciativas em destaque é o Cadernão, fruto de uma parceria entre o Continente e a marca de cadernos Oxford. Esta é uma iniciativa anual em que os clientes podem entregar cadernos escolares usados para reciclagem, através do qual a MC se compromete a plantar 20 árvores por cada tonelada de papel recolhido durante a campanha. O papel reciclado ganha nova vida noutros materiais evitando o uso de novas matérias-primas, pelo que é uma iniciativa que contribui ativamente para uma economia mais circular.
Em 2022, na sua primeira edição, a iniciativa foi implementada em 44 lojas. Devido à elevada adesão dos clientes, em 2023 o Continente decidiu alargar a recolha a cerca de 250 lojas. Foram recolhidas nesse ano 155 toneladas de papel, o que resultou na plantação de 3.100 árvores em colaboração com a ANTARR, que promove o desenvolvimento de florestas biodiversas. Este projeto, que ocorre na altura do regresso às aulas, é um exemplo concreto de como a reciclagem pode ter um impacto positivo no ambiente e na comunidade.
Também o projeto Green Cork, uma parceria entre a Missão Continente, a Quercus e a Corticeira Amorim, promove a recolha de rolhas de cortiça para reciclagem e rearborização, sensibilizando a população. Esta é uma iniciativa que existe desde 2008 e, até ao primeiro semestre de 2024, já foram salvas mais de 117,6 milhões de rolhas de cortiça e plantadas mais de 1,5 milhões de árvores.  Este projeto reforça uma vez mais o compromisso da marca com a preservação da natureza e o desenvolvimento sustentável.
Apenas em 2023, foram recolhidas, através deste projeto, 25.776 toneladas de cortiça, o que resultou na plantação de 106.698 árvores, reforçando o compromisso contínuo com a conservação da biodiversidade e a promoção da sustentabilidade ambiental, com destaque para a importância da conservação da floresta portuguesa.

Números

  • 23 toneladas de cápsulas de café recicladas no primeiro semestre de 2024
  • 155 toneladas de papel recolhidas em 2023 = 3100 árvores plantadas

 

Um Olhar para o Futuro

Para melhorar ainda mais a experiência do cliente e promover a separação de resíduos, o Continente está a lançar uma nova fase do projeto: um Ecospot único que concentrará todos os pontos de recolha num único espaço, facilitando a identificação dos locais de descarte. O primeiro piloto deste conceito é inaugurado este mês (dia 15 de novembro) no Continente de Viseu, com planos de expansão para todas as lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia. Com este passo, a MC espera simplificar ainda mais a reciclagem e aumentar o envolvimento dos consumidores.
A MC também antecipa a incorporação futura do Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) nos Ecospots, uma medida que representa um avanço significativo na valorização de embalagens de bebidas de uso único. Com a implementação do SDR, o Continente reforça o seu compromisso com a sustentabilidade, assegurando que cada resíduo tem um destino correto e responsável, que beneficia o ambiente e a comunidade.
Os Ecospots são mais do que uma iniciativa de reciclagem; são um reflexo do compromisso do Continente com um futuro mais sustentável e circular. Estas ações, que aliam conveniência e responsabilidade ambiental, mostram que, quando o retalho se compromete com a sustentabilidade, os impactos positivos multiplicam-se – beneficiando não apenas o ambiente, mas também a comunidade e as gerações futuras.

O novo Ecospot

  • Projeto-piloto a ser implementado a 15 de novembro no Continente de Viseu
  • Expansão gradual para todas as lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia

 

O Caminho da Sustentabilidade

A iniciativa Ecospot representa mais um esforço da MC para promover a reciclagem e trazer soluções mais sustentáveis para o planeta.
Assente neste desígnio da sustentabilidade, a MC tem já vindo a percorrer o seu caminho. Apesar de estar atualmente em destaque na agenda pública, a preocupação com a sustentabilidade já integra a gestão da empresa há vários anos, e é um valor profundamente enraizado no seu ADN.
A MC foi a primeira empresa portuguesa de retalho e distribuição a apresentar uma Política de Ambiente em 1998, lançando os primeiros programas de eco eficiência na década de 90 e no início dos anos 2000 publicou o primeiro relatório de sustentabilidade.
A empresa está comprometida com um futuro mais sustentável através de uma estratégia robusta focada em quatro pilares principais: Ação Climática, Circularidade, Produção Sustentável e Oferta Responsável. Estes pilares completam-se com a nossa estratégia de Apoio à Comunidade. Exemplos da nossa dedicação incluem a redução de emissões de gases com efeito de estufa, o desenvolvimento de embalagens recicláveis e a promoção de produtos que apoiam práticas agrícolas sustentáveis. Em 2023, a MC atingiu uma taxa de reciclabilidade de 86% das suas embalagens de plástico e uma redução de 34% das suas emissões próprias de gases com efeito de estufa, face a 2018.
Cada ação visa não apenas minimizar o impacto ambiental, mas também incentivar a sustentabilidade em toda a nossa cadeia de valor. Vamos continuar a percorrer este longo caminho sustentável, trabalhando diariamente em soluções que incentivem a reciclagem e promovam um consumo mais consciente, inspirando outros a fazerem o mesmo.

 

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