A The Navigator Company foi distinguida pela Sustainalytics como “2025 ESG Industry Top-Rated Company”, destacando-se como uma das empresas com melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) a nível mundial.
De acordo com o comunicado de imprensa, o reconhecimento coloca assim a empresa na lista global das “2025 ESG Top-Rated Companies”.
“Esta classificação é, assim, um exemplo claro do compromisso da Empresa em liderar práticas sustentáveis, mas também o reconhecimento do trabalho árduo e dedicação de todos os seus colaboradores, que têm desempenhado um papel crucial nesta jornada”, lê-se na nota de imprensa.
A distinção, explica a Navigator, tem por base iniciativas que vão desde a redução das emissões de carbono, à gestão responsável das florestas e ao apoio às comunidades onde está inserida.
Tendo em mente a fileira e aos seus agentes, a empresa lançou o Clube Produtores Florestais Navigator que está a criar uma rede colaborativa entre produtores florestais, associações florestais, prestadores de serviços e fornecedores de madeira, com base na partilha de conhecimento, acesso a apoios financeiros, benefícios de escala, e capacitação para a adoção de práticas inovadoras e sustentáveis de produção e gestão florestal em Portugal.
Segundo a Navigator, este trabalho tem-se refletido no progresso contínuo nos seus indicadores ESG, “fruto de uma gestão consistente e estratégica das suas práticas em áreas como gestão ambiental, envolvimento com as comunidades e governança corporativa, reforçando a confiança de investidores, clientes e parceiros”.
Em 2024, a empresa foi classificada como de baixo risco para investidores e reconhecida como uma “ESG Industry Top Rated Company” no ESG Risk Rating da Sustainalytics, ocupando ainda o primeiro lugar da lista de 85 empresas globais do cluster de indústrias de Paper & Forestry com menor risco ESG para investidores.
Ainda segundo a comunicação, a Navigator afirma que vai continuar “a investir em inovação e em modelos de negócio que contribuam para a sustentabilidade global e para a construção de um futuro mais sustentável”.

Direitos Reservados
