O Continente assume o compromisso com um futuro mais sustentável, promovendo e implementando mudanças reais na produção, oferta e consumo.
Conscientes da necessidade de uma ação coletiva em prol da agenda do desenvolvimento sustentável, no Continente procuramos desenvolver a nossa atividade respeitando os limites do planeta, de forma justa e segura. Um compromisso que tem levado a mudanças progressivas em toda a nossa cadeia de valor, desde a produção até à distribuição.
Enquanto retalhista alimentar, reconhecemos o impacto da nossa operação e cadeia de valor no ambiente e estamos, por isso, empenhados em minimizá-lo até onde nos for possível. Um caminho que iniciámos há 40 anos, feito de muitas pequenas mudanças, mas também de grandes transformações que ultrapassam as fronteiras da nossa organização. Por todos nós, pelo planeta.
O Continente pretende atuar como um agente de mudança no sistema alimentar, assegurando a implementação das melhores práticas e promovendo uma maior transparência em todas as etapas da cadeia. Queremos também incentivar os consumidores e os diferentes stakeholders a adotarem comportamentos mais responsáveis, pois só com uma atitude coletiva conseguiremos assegurar um futuro mais sustentável.
Assim, a nossa visão de sustentabilidade está estruturada numa agenda com quatro eixos principais: produção sustentável, oferta responsável, circularidade e ação climática.
O Compromisso com a Circularidade
No eixo da Circularidade, o Continente orienta a sua ação para uma maior eficiência no consumo e uso de recursos, atuando ao nível das embalagens, da gestão de resíduos, da promoção de produtos e serviços circulares e do combate ao desperdício alimentar.
Concluímos 2024 com uma taxa de reciclabilidade de 95,4% das nossas embalagens mapeadas, considerando diferentes tipos de materiais e em conformidade com a matriz de reciclabilidade da MC. A taxa de reciclabilidade da pegada de embalagens plásticas mapeadas atingiu 90,1%, refletindo um aumento de 3,8 pontos percentuais face a 2023.
Na gestão de resíduos, registámos uma taxa de valorização de 85,3% dos resíduos das nossas operações. Implementámos projetos pioneiros como o Ecospot, um espaço nas lojas dedicado à separação de resíduos como cápsulas de café, rolhas, pilhas e lâmpadas, que permite aos clientes encaminharem os seus resíduos para reciclagem quando vão às compras, aliando sustentabilidade à conveniência.
Promovemos também um conjunto alargado de iniciativas que ajudam a combater o desperdício alimentar, como a Gama Zero Desperdício – uma gama de frutas e legumes que seriam desperdiçadas no campo por pequenas imperfeições que em nada prejudicam a sua qualidade, às quais damos uma segunda vida; a Feira do Desperdício do Clube de Produtores Continente – uma plataforma para fornecedores escoarem excedentes da sua produção, que podem ser comprados por outros produtores para criação de novos produtos; ou a doação de excedentes de loja a instituições sociais. Os mecanismos de aceleração da venda de produtos próximos da sua data de consumo preferencial e o programa de doação de excedentes ajudou a evitar aproximadamente 76 milhões de euros em desperdício alimentar, representando um aumento de 10,3 milhões face a 2023.
Por fim, no âmbito da circularidade, são ainda desenvolvidas ao longo do ano iniciativas de promoção da reutilização, sob o mote “traga vazio, leve cheio”, com o objetivo de incentivar mudanças de comportamento entre os nossos clientes e promover a reutilização de embalagens, destacando as variadas soluções disponíveis nas nossas lojas.
“Há 40 anos que as nossas equipas trabalham diariamente para fazer a diferença, nas nossas operações e ao longo de toda a cadeia de valor. Trilhar este caminho tem exigido tanto pequenas mudanças como grandes transformações.
E é com essa mesma determinação que continuamos a desenvolver a nossa atividade, respeitando o planeta e as comunidades onde atuamos, trazendo a sustentabilidade cada vez mais para o centro de todas as nossas decisões – hoje e todos os dias.”
INICIATIVAS NO ÂMBITO DA CIRCULARIDADE
Ecospot
Com o novo conceito desenvolvido e testado ao longo do último ano, os clientes das lojas MC têm agora acesso a um espaço inovador e conveniente parao depósito responsável de vários tipos de resíduos, incluindo pilhas, lâmpadas, rolhas, cápsulas de café, óleos usados de cozinha e têxteis, garantindo que sejam encaminhados para os sistemas de reciclagem adequados. Este novo espaço conta também com uma área dedicada à sensibilização para a sustentabilidade.
O conceito Ecospot, atualmente disponível em duas lojas, será progressivamente expandido para todas as lojas de retalho alimentar da MC.
Recicup
Ao longo do último ano, a MC, em parceria com a Intraplás, Tomra, PIEP, Lipor e Sociedade Ponto Verde, desenvolveu o projeto Recicup – uma iniciativa inovadora que visa testar e validar o processo de recolha e triagem de copos de PS, avaliando simultaneamente a viabilidade de produzir novas embalagens com material reciclado. Um total de 11 lojas foram selecionadas para que os consumidores pudessem devolver copos rígidos de iogurte e sobremesas lácteas. A iniciativa envolveu também vários grupos escolares. Como incentivo, por cada quilograma de plástico recolhido, as lojas Continente participantes doaram três euros aos grupos escolares locais, tendo sido recolhidos mais de 600 kg de plástico.
Recicla +
Integrado na agenda de “Plásticos Sustentáveis” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Recicla+ é um projeto desenvolvido por um consórcio de cinco empresas portuguesas, incluindo a MC. A iniciativa tem como objetivo estabelecer um modelo inovador para a recolha de cápsulas de café usadas e desenvolver uma linha piloto de reciclagem capaz de transformar o plástico das cápsulas e os restos de café em novos produtos sustentáveis, como biofertilizante líquido. A implementação dos pontos de recolha em todas as operações da MC foi concluída em 2024, resultando na reciclagem de mais de 70 toneladas de cápsulas de café.
No Continente, acreditamos que o setor do retalho pode desempenhar um papel crucial na transformação do sistema alimentar em prol de um planeta mais saudável. É com base nesse compromisso que trabalhamos todos os dias. Numa era em que a sustentabilidade ganha cada vez mais força na tomada de decisão de compra dos consumidores, estamos certos de que a transparência, a adoção de medidas mais sustentáveis e a promoção de comportamentos mais informados e responsáveis são a chave para um impacto positivo nas pessoas e no planeta.