A Fiat lançou o novo Fiat Grande Panda, tornando-se a primeira marca automóvel a incorporar materiais reciclados de embalagens de cartão para bebidas usadas na produção de um veículo.
De acordo com o comunicado de imprensa, cada unidade incorpora componentes interiores feitos a partir das finas camadas de polietileno e alumínio de 140 embalagens de cartão para bebidas, aplicados na consola central, tablier e nos painéis interiores das portas dianteiras e traseiras.
O polyAl resulta da combinação de polímeros e alumínio recuperados durante o processo de reciclagem de embalagens de cartão para bebidas. Estas embalagens assépticas são, em média, compostas por 70% de cartão, 25% de polímeros e 5% de alumínio.
Enquanto o cartão das embalagens pode ser reciclado em produtos de papel de uso comum — como cadernos, materiais de construção ou embalagens secundárias —, a Tetra Pak tem vindo a explorar e expandir novas aplicações comerciais para o restante material polyAl, em parceria com fabricantes de compostos e recicladores.
Segundo a nota de imprensa, os componentes interiores do Fiat Grande Panda são fabricados com um composto à base de polyAl, denominado Lapolen Ecotek, desenvolvido pela Lapo Compound. Em colaboração com a Fiat, a empresa garantiu que o material reciclado oferecesse qualidade e desempenho equivalentes aos plásticos convencionais, mantendo-se competitivo em termos de custo e eficiência.

A comunicação realça ainda que a decisão de aplicar o material reciclado em áreas visíveis, em vez de o ocultar em zonas menos expostas, evidencia o seu potencial estético. A Fiat optou por este composto não apenas pelo acabamento brilhante, resultado da presença de alumínio reciclado, mas também pela capacidade da Lapo Compound em reproduzir com precisão a tonalidade específica de azul exigida para o design do modelo.
O modelo encontra-se disponível na maioria dos mercados europeus e deverá chegar a países fora da Europa até ao final do ano.
Desta forma, a parceria com a Lapo Compound alinha a Fiat com a proposta da Comissão Europeia relativa aos veículos em fim de vida, que estabelece a meta de 25% de plástico reciclado na composição dos automóveis. Para além da aplicação na indústria automóvel, a Lapo Compound está ainda a explorar novas utilizações para o composto à base de polyAl Lapolen Ecotek, nomeadamente em mobiliário de exterior e pavimentos industriais.
“Acreditamos na criação de produtos que não só cumprem rigorosos padrões de qualidade, como também contribuem para uma economia circular, mantendo materiais valiosos em utilização. A nossa inovação conseguiu superar com sucesso este desafio técnico para a Fiat, o que mostra o nosso compromisso com a inovação sustentável que apoia o caminho para um futuro mais circular e responsável”, afirmou Giuseppe Crisci, General Manager da Lapo Compound.
Já para Lars Holmquist, Executive Vice President de Tetra Pak, “a utilização de materiais reciclados de embalagens de cartão para bebidas no Fiat Grande Panda é um marco significativo, que demonstra o enorme potencial destes materiais em vários setores. É um exemplo muito forte de como as soluções sustentáveis podem promover a inovação e transformar a forma de produção tradicional”.

Direitos Reservados
