A Tetra Pak e a Lactalis lançaram uma embalagem Tetra Brik® Aseptic, que utiliza polímeros reciclados certificados.
A particularidade deste novo ‘produto’ é que utilizada resíduos de embalagens usadas de cartão para bebidas, constituindo um marco na indústria das embalagens de cartão para bebidas e um passo significativo rumo a uma economia circular.
Certificado pelo ISCC PLUS, este material resulta de um processo de reciclagem de embalagens usadas de cartão para bebidas, em Espanha, e atribuído à nova embalagem através de um método de atribuição de balanço de massas.
Na prática, isto significa que os polímeros reciclados certificados são compostos por uma mistura de matéria-prima fóssil virgem, reciclada e não reciclada, garantindo que o volume correspondente de material reciclado é obtido e monitorizado ao longo da cadeia de abastecimento.
O processo de reciclagem química garante que os polímeros reciclados certificados não comprometem a qualidade da embalagem, a segurança alimentar ou quaisquer outros atributos, demonstrando o potencial de circularidade dos materiais das embalagens de cartão para bebidas.
Este avanço mantém recursos de qualidade em circulação e reduz a dependência da indústria de materiais virgens de origem fóssil, o que está alinhado com os objetivos de ambas as empresas de continuar a melhorar o perfil ambiental das embalagens.
De referir que, a Tetra Pak, durante os próximos cinco a dez anos, planeia investir 100 milhões de euros por ano, enquanto a Lactalis fez do perfil ambiental da embalagem e da economia circular as suas prioridades ambientais globais, juntamente com o bem-estar animal nas explorações agrícolas suas parceiras e com a descarbonização de todas as suas atividades até 2050.
Joël Llovera, Diretor de Compras da Lactalis Iberia, afirma: “A nossa colaboração com a Tetra Pak baseia-se numa visão partilhada e no compromisso com a gestão ambiental para as gerações futuras, facilitada pelos princípios da economia circular. A inovação na embalagem desempenha um papel crucial neste esforço. Estamos empenhados no progresso sustentável. A transição de polímeros de origem fóssil para polímeros reciclados, certificados pelo ISCC PLUS como estando ligados a embalagens de cartão para bebidas usadas, representa um passo significativo em direção ao nosso objetivo.”
Marco Marchetti, Vice President Packaging Materials, Sales and Distribution Solutions da Tetra Pak, acrescenta: “Aumentar a utilização de recursos renováveis e reciclados nas embalagens é fundamental se quisermos ajudar os produtores de alimentos e bebidas a alcançar a circularidade dos materiais, transformando os resíduos em novos recursos e reduzindo a dependência de materiais virgens de origem fóssil.”
Lactogal reduz 33% da pegada de carbono das suas embalagens de leite