A empresa eslovaca de tecnologia Mobility & Innovation Production (MIP) lançou o primeiro camião movido a hidrogénio, que já passou com sucesso nos testes de homologação de acordo com os regulamentos da União Europeia (UE).
O camião foi construído sobre a plataforma F-MAX da Ford Trucks, conta com o apoio exclusivo da marca e, segundo o comunicado de imprensa enviado às redações, utiliza tecnologias que ainda não foram integradas em veículos disponíveis no mercado.
De acordo com a comunicação, em comparação com os camiões elétricos, estes camiões a hidrogénio possibilitam uma autonomia alargada para viagens de longa distância, proporcionando até 750 km de autonomia.
A autonomia de condução mquando se utilizam apenas baterias de tração da DuraPower, é de até 120 km e contém uma célula de combustível REFIRE integrada com uma capacidade de 117kW (também disponível nas versões de 180 e 200kW).
Além disso, durante a apresentação do veículo, foi assinado um Memorando de Entendimento com a Metrans e a Waberer’s, como sendo os primeiros interessados no veículo apresentado. Ambas as empresas planeiam testar os veículos em operações reais diárias e estão a considerar a possibilidade de, no futuro, adicionar o veículo com emissões zero às suas frotas.
Além do camião a hidrogénio, a MIP já introduziu o primeiro autocarro urbano a hidrogénio no mercado europeu em 2022.
Para Emrah Duman, vice-presidente da Ford Trucks, esta colaboração é “uma oportunidade valiosa”, uma vez que, “não só contribui para a indústria, como também apoia os nossos objetivos de desenvolver soluções de transporte ecológicas”.
E continua: “acreditamos firmemente que, no futuro, esta parceria irá aprofundar-se e contribuir para as soluções inovadoras que desenvolvemos no sector”.
Pavel Čulík, diretor-geral da MIP, afirmou também que este se trata do “primeiro camião a hidrogénio a passar nos testes de homologação na Europa”, sendo esta “a prova do que o engenho humano pode alcançar quando combinado com o poder do trabalho em equipa”. Acrescentando ainda que “é um triunfo com base na coragem, criatividade e colaboração”.
Por sua vez, János Onódi, Diretor Executivo da MIP, refere estar “extremamente orgulhoso dos resultados”, avançando ainda que foram alcançámos com sucesso “novos padrões no transporte pesado com emissões zero”.