Mobilidade

Eslováquia apresenta primeiro camião a hidrogénio pela ‘mão’ da Ford Trucks

Eslováquia apresenta primeiro camião a hidrogénio pela ‘mão’ da Ford Trucks Direitos Reservados

A empresa eslovaca de tecnologia Mobility & Innovation Production (MIP) lançou o primeiro camião movido a hidrogénio, que já passou com sucesso nos testes de homologação de acordo com os regulamentos da União Europeia (UE).

O camião foi construído sobre a plataforma F-MAX da Ford Trucks, conta com o apoio exclusivo da marca e, segundo o comunicado de imprensa enviado às redações, utiliza tecnologias que ainda não foram integradas em veículos disponíveis no mercado.

De acordo com a comunicação, em comparação com os camiões elétricos, estes camiões a hidrogénio possibilitam uma autonomia alargada para viagens de longa distância, proporcionando até 750 km de autonomia.

A autonomia de condução mquando se utilizam apenas baterias de tração da DuraPower, é de até 120 km e contém uma célula de combustível REFIRE integrada com uma capacidade de 117kW (também disponível nas versões de 180 e 200kW).

Além disso, durante a apresentação do veículo, foi assinado um Memorando de Entendimento com a Metrans e a Waberer’s, como sendo os primeiros interessados no veículo apresentado. Ambas as empresas planeiam testar os veículos em operações reais diárias e estão a considerar a possibilidade de, no futuro, adicionar o veículo com emissões zero às suas frotas.

Além do camião a hidrogénio, a MIP já introduziu o primeiro autocarro urbano a hidrogénio no mercado europeu em 2022.

Para Emrah Duman, vice-presidente da Ford Trucks, esta colaboração é “uma oportunidade valiosa”, uma vez que, “não só contribui para a indústria, como também apoia os nossos objetivos de desenvolver soluções de transporte ecológicas”.

E continua: “acreditamos firmemente que, no futuro, esta parceria irá aprofundar-se e contribuir para as soluções inovadoras que desenvolvemos no sector”.

Pavel Čulík, diretor-geral da MIP, afirmou também que este se trata do “primeiro camião a hidrogénio a passar nos testes de homologação na Europa”, sendo esta “a prova do que o engenho humano pode alcançar quando combinado com o poder do trabalho em equipa”. Acrescentando ainda que “é um triunfo com base na coragem, criatividade e colaboração”.

Por sua vez, János Onódi, Diretor Executivo da MIP, refere estar “extremamente orgulhoso dos resultados”, avançando ainda que foram alcançámos com sucesso “novos padrões no transporte pesado com emissões zero”.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever