Economia Circular

Investigadores desvendam como transformar plástico em sabão e detergentes

Investigadores desvendam como transformar plástico em sabão e detergentes iStock

Uma equipa de químicos da Universidade Virginia Tech, nos Estados Unidos da América (EUA) descobriu como transformar certos plásticos em sabão, detergentes, lubrificantes e outros produtos.

Após uma investigação, que durou cinco anos, Greg Liu, professor do Departamento de Química do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia, publicou os resultados da análise na revista científica Nature Sustainability, segundo avança a Europa Press.

O sistema criado pela equipa de Greg Liu consiste em duas etapas, a primeira passa pelo recurso à termólise, ou decomposição de uma substância pelo uso de calor. Assim, o plástico foi colocado num reator construído pela equipa e aquecido a entre 340ºC e 400ºC, decompondo-se em compostos químicos e deixando uma mistura de petróleo, gás e sólidos residuais mínimos.

O gás poderia ser utilizado como combustível e, quando ao petróleo, o “produto de maior interesse”, os cientistas alteraram a sua química, obtendo moléculas que se tornariam sabão, detergentes, lubrificantes e outros produtos.

Os investigadores salientaram que o processo demorou menos de um dia e gerou quase zero emissões de poluição atmosférica, o que fornece pistas para a criação de uma solução para a questão da poluição mundial por plástico.

No entanto, a equipa de cientistas considera a fase seguinte a mais complicada, uma vez que o próximo passo implica ampliar o sistema e torná-lo lucrativo, pelo que avançaram estar a procurar apoio para testar um modelo de negócio, uma vez que serão necessários investimentos para construir um reator que funcione continuamente.

Greg Liu enfatiza ainda que a equipa vai tentar diminuir ainda mais os riscos do processo, de forma a que as empresas consigam ver o real valor da descoberta e a possam adotar.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever