Descarbonização

Portos de Leixões e Viana do Castelo iniciam processo de descarbonização

Porto de Leixões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) assinaram, esta quarta-feira (09 de dezembro), um protocolo com vista à descarbonização dos portos de Leixões e Viana do Castelo.

O acordo surge na sequência da decisão tomada pela administração portuária em interditar a entrada e circulação das viaturas pesadas mais poluentes dentro das infraestruturas (Euro I, II, III e IV) nos portos de Leixões e Viana do Castelo, a partir do próximo dia 1 de janeiro.

“Para que a adaptação seja gradual, está previsto um período de transição para as viaturas que, a 31 de dezembro deste ano, estejam já registadas nos respetivos portos.  Para os camiões EURO I e II, os classificados como mais poluentes, este período será de 24 meses e, as viaturas EURO III e IV, terão 36 meses para a adaptação”, explica a APDL em comunicado.

Para além desta medida, o acordo prevê a redução dos tempos das operações, designadamente o levantamento e entrega de contentores marítimos ou outras mercadorias, contribuindo para a diminuição da emissão de gases para a atmosfera e para a redução da emissão de ruído provocado pela circulação e pela atividade de camiões dentro da área portuária.

Este compromisso faz parte de uma série de medidas que a APDL tem vindo a implementar, com vista à melhoria da qualidade do ar na área portuária e, consequentemente, nas áreas envolventes, “minimizando os impactos da sua atividade nas cidades e implementando as melhores práticas na gestão dos recursos, de modo a reduzir a pegada ambiental dos seus portos”, refere.

De acordo com o presidente da APDL, um dos grandes objetivos para nos próximos cinco anos “é servir de exemplo aos restantes portos portugueses na implementação de medidas que tornem as nossas infraestruturas portuárias mais sustentáveis”. Nuno Araújo acrescenta que está a ser desenvolvido “um verdadeiro roteiro para a descarbonização, com um conjunto de medidas que visam reduzir a pegada ecológica da nossa atividade, até 2030”.

Por sua vez, o presidente da ANTRAM, Pedro Polónio, destaca que a associação tem como um dos seus grandes objetivos “a redução das emissões atmosféricas das viaturas dos seus associados e, igualmente, a melhoria das frotas por estes utilizadas”.

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, acrescenta que a assinatura deste protocolo representa uma “melhoria das condições de vida dos nossos cidadãos”, mas é também “um sinal importante de que este motor económico de Matosinhos está em linha com os objetivos do município de cumprir com as metas de descarbonização da economia”.

Diariamente entram no Porto de Leixões mais de 1500 viaturas de transporte de mercadorias que libertam um total de 1,189 toneladas de CO2 para a atmosfera, sendo cerca de 27 % das viaturas pesadas classificadas como EURO I, II, III e IV.

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