Descarbonização

Eletrificação: O caso da miio em Espanha e a estratégia ibérica da MRW

A eletrificação parece ser um desígnio comum da sociedade moderna e multiplicam-se as tentativas de descarbonização do transporte rodoviário e não só. Porém, para que esta transição possa ser efetiva, é necessária uma aposta, em primeira via, no que é a composição e utilização da rede de abastecimento e, por outro, no que é a oferta de transportes.

Assim, esta semana, com base em informações divulgadas recentemente, trazemos dois casos de empresas a atuar no mercado português. No caso, a miio, que atingiu um marco significativo em termos de postos de carregamentos, mas também da MRW, transportadora que vai começar uma colaboração com vista à eletrificação de 150 veículos motorizados da sua frota.

Empresa lusa passou os 4.500 postos para carregamento de veículos elétricos em Espanha. Já ‘tem’ 100 mil postos em três países

Depois de ter fechado o último ano apenas com 120 postos de carregamento, a empresa de origem portuguesa miio conseguiu uma forte imposição no que diz respeito à infraestrutura de carregamento em Espanha.

Segundo dados revelados esta semana, são já 4500 os pontos de carregamento disponibilizados no mercado espanhol com a tecnologia da portuguesa, sendo que, no total, entre Portugal, Espanha e França a empresa conta já com 100 mil postos de carregamento.

“A partir de agora, portugueses e franceses que se desloquem ao país vizinho, residentes espanhóis utilizadores de veículos elétricos e outros utilizadores podem aceder a uma vasta rede e serviços da miio, cujo objetivo visam tornar a utilização e carregamento de veículos elétricos cada vez mais prática e conveniente”, explica-se em comunicado, lembrando-se que “este marco é atingido apenas seis meses depois da empresa portuguesa ter anunciado a expansão para o país vizinho.”

“O nosso objetivo de proporcionar uma melhor experiência para o consumidor, independentemente da sua nacionalidade ou local de origem está cada vez mais concretizado com esta expansão num mercado tão importante para os utilizadores portugueses”, comenta Daniela Simões, CEO e co-fundadora da miio, acrescentando que este marco “ganha ainda mais importância dado não existir uma entidade gestora, como existe em Portugal, que agregue todos os postos do país”.

Para utilizar a miio no mercado espanhol, basta instalar e consultar a app miio para encontrar um dos 4.500 postos de carregamento disponíveis.

Empresa espanhola do transporte expresso ‘sela’ transição energética em parceria com a Cooltra

Com volumes cada vez maiores de entregas, fruto, sobretudo, de uma adesão generalizada ao comércio digital, muito do que é a operação logística de last-mile tornou-se um problema nas grandes cidades. Além do óbvio incremento no volume de veículos a ocupar as vias citadinas, também a poluição se torna crescentemente um problema.

Neste sentido, a MRW, empresa de origem espanhola, anunciou recentemente uma colaboração com a Cooltra para eletrificar parte da sua frota. De acordo com o anunciado, a empresa de transporte expresso passará pela eletrificação de mais de 150 veículos no próximo ano em Portugal e Espanha.

“Esta colaboração pressupõe a incorporação na frota de veículos elétricos do modelo Super Soco CPX, entre os 125cc e os 50cc, com uma autonomia de até 130 km e a imagem corporativa da MRW. Isto irá poupar 50 euros e 80 quilos de CO2 por cada 1.000 km percorridos”, explica-se em comunicado.

De acordo ainda com o anunciado, “Graças ao acordo assinado pelas empresas, a MRW espera eletrificar mais de 150 veículos no próximo ano. A atividade neste sector experienciou um crescimento significativo graças ao e-commerce. De acordo com os últimos dados da Comissão Nacional de Títulos e Concorrência (CNMV) de Espanha, o valor do e-commerce situava-se em cerca de 67.000 milhões de euros em 2021, mais 14% do que no ano anterior”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever