De acordo com o Diário Económico as equipas de inspetores irão fiscalizar se os sistemas das empresas já estão de acordo com as novas regras de faturação que entraram em vigor no dia 1 de janeiro. A partir de agora quem não passar fatura sujeita-se a uma multa que pode chegar aos 3 750 euros.
O novo regime de faturação vai tornar obrigatória a emissão de faturas mesmo que o consumidor não o deseje. Para além disso, será obrigatório transmitir as faturas passadas por via eletrónica ao Fisco.
As empresas têm então que comunicar as faturas até ao dia 25 de cada mês, mas os comerciantes que tenham uma faturação inferior a 100 mil euros por ano têm apenas que enviar a numeração da primeira e última fatura do mês. Os consumidores terão direito a um benefício fiscal que pode ir até aos 250 euros se declararem faturas com despesas em oficinas, cabeleireiros, restaurantes e hotéis.