Governo reforma tarifas dos transportes em fevereiro

Governo reforma tarifas dos transportes em fevereiro

O Governo vai alterar as tarifas dos transportes públicos mediante a criação de passes para jovens e idosos carenciados, tendo por base escalões de rendimentos. O processo foi anunciado para janeiro mas, devido à complexidade das alterações, foi adiado para fevereiro a data de entrada em vigor do novo regime.

Atualmente, o Estado subsidia preços baixos a todos os cidadãos, independentemente da sua condição social e rendimentos, contudo, este novo regime determinará o fim destes subsídios universais. Assim, a partir de fevereiro quem recebe mais irá pagar mais, concretizando o objetivo de maior equidade no pagamento de novas tarifas, avança o jornal Sol.

De forma a compensar o fim dos passes sociais para os jovens (sub23 e 4_18), será criada uma tarifa especial para jovens estudantes com carências económicas. Algo semelhante acontecerá, também, com os passes dos idosos, cujos descontos de 50% também acabam em fevereiro.

Já em setembro do ano passado o Governo havia criado o Passe Social +, destinado a cidadãos com rendimentos mensais até 545 euros. Com as alterações previstas para fevereiro, poderão surgir aumentos mais fortes nos bilhetes simples, por outro lado o esforço de aumento das receitas será suportado pelos cidadãos com rendimentos mais altos, segundo aquela publicação.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever