Portos

Porto de Leixões já pode receber embarcações com maior calado

Empresários iranianos procuram oportunidades em visita ao porto de Leixões

As embarcações com 3,95 metros de calado já podem passar pela barragem de Crestuma, no Douro. De acordo com a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), citada pela Lusa, trata-se de um desenvolvimento importante para o setor de extração e exportação de granito.

Segundo a APDL, a maior profundidade agora ganha em Crestuma vai permitir que “a carga transportada dos portos comerciais de Sardoura e da Várzea passe de 1700 toneladas para cerca de 2100 toneladas por embarcação”.

“Este aumento no volume de mercadoria transportada representa um grande ganho para os empresários de extração de granito que operam naquela zona, uma vez que agora já podem transportar a matéria-prima diretamente para os portos de destino – maioritariamente na Escandinávia e países do norte da Europa”, acrescenta a APDL.

Para além disso, segundo a APDL, para as empresas que operam no setor da extração e exportação de granito, este aumento de capacidade permite “baixar o custo de transporte, tornando-se mais competitivas” e para o meio ambiente é vantajoso porque “o transporte fluvial é muito menos poluente do que o transporte por rodovia.”

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever