Economia Circular

Snack que reaproveita resíduos vinícolas recebe prémio Ecotrophelia Portugal 2021

As “Baguitas”, um novo snack que reaproveita resíduos vinícolas e subprodutos agroalimentares venceu o Prémio Ecotrophelia Portugal.

A edição deste ano do Prémio Ecotrophelia Portugal (competição de inovação alimentar), atribuído pela PortugalFoods,  foi ganho pelo projeto “Baguitas”, um novo snack que reaproveita resíduos vinícolas e subprodutos agroalimentares, como farinha de bagaço de uva. Em comunicado, o projeto revela que também recebeu a distinção Born from Knowlegde Awards (BfK), atribuída pela Agência Nacional de Inovação (ANI). As “Baguitas” vão representar Portugal no “Ecotrophelia Europe”, iniciativa que decorre no mês de outubro, na Alemanha.

As “Baguitas” usam como ingrediente principal uma farinha obtida do bagaço de uva das castas de Touriga Nacional e Arinto, fornecidas pela Cooperativa Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz. A transformação em farinha do bagaço de uva é resultado da prensagem de massas vínicas utilizada pela indústria do vinho.

O projeto foi desenvolvido por uma equipa de investigadores multidisciplinar nas áreas de Ciências da Nutrição e de Design de Comunicação da Universidade Lusófona e pretende promover a economia circular uma vez que valoriza os resíduos vinícolas e subprodutos agroalimentares do vinho.

Atualmente as bolachas são fabricadas artesanalmente, mas está dentro dos planos dos promotores uma possível industrialização no futuro.

O Prémio Ecotrophelia tem como ambição promover a inovação, empreendedorismo e competitividade no setor agroalimentar a nível nacional e europeu. Este prémio visa o desenvolvimento de um produto alimentar inovador e sustentável a vários níveis, desde o conceito, formulação, produção, packaging até aos planos de marketing, negócio e vendas, sem descurar as vertentes nutricional e sensorial.

Já a ANI, desde 2017, premiou 39 projetos e start-ups, nascidos da investigação académica, em concursos e prémios de inovação nacionais promovidos por entidades como Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, Crédito Agrícola, COTEC, BPI, Super Bock Group e Serralves, Altice Labs e Rock in Rio, através do programa Born from Knowledge (BfK).

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever