Com o objectivo de fortalecer as relações com os seus clientes e criar uma maior interacção entre as partes, a Chronopost Portugal implementou novas soluções e ferramentas no seu serviço a clientes. Estas novidades permitem agilizar os processos de recolha e entrega de encomendas, ao mesmo tempo que promovem uma comunicação mais imediata e personalizada.
De acordo com Paulo Miranda, director do serviço a clientes da empresa, a aposta nestas novas soluções surgiram porque «quisemos dotar o nosso serviço a clientes de algumas ferramentas que nos permitam ter um maior conhecimento de cada cliente para melhor gerirmos o contacto com ele, personalizando a relação e criando um ponto de partida para a sua fidelização».
A introdução de uma aplicação de CRM (Customer Relationship Management), totalmente construída de raiz, faz parte do que a empresa define como «uma aposta clara na maximização da taxa de fidelização da sua carteira de clientes». Esta ferramenta possibilita ainda «a integração total da informação entre todas as componentes organizacionais e de relacionamento com o cliente».
Outra das novidades é o serviço de alerta de entrega com cobrança, que vem reduzir a taxa de insucesso das entregas, resultante do desconhecimento do destinatário da necessidade de cobrança da encomenda. Este serviço consiste no envio de um email informativo, no próprio dia da expedição, de modo a que os clientes façam uma melhor gestão e controlo dos seus envios e respectivos pagamentos.
Por último, através da ferramenta Pickmail, a Chronopost consegue integrar os pedidos de recolha directamente no sistema informático da empresa, através do preenchimento de um template e do seu envio por e-mail, dispensando, assim, a intervenção do serviço a clientes e com poupanças em termos de tempo e redução de gastos de papel e de comunicações.