Smart Cities

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Cidades e Território do Futuro

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Cidades e Território do Futuro iStock

Já foram anunciados os vencedores da 3.ª edição do Prémio Cidades e Territórios do Futuro, distinção atribuída pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) a projetos e soluções tecnológicas pioneiros no âmbito das cidades e territórios.

O anúncio aconteceu durante o 33.º Digital Business Congress e distinguiu sete projetos em sete categorias: Relacionamento com o Cidadão e Participação; Qualificações; Sustentabilidade, Economia Circular e Descarbonização; Igualdade e Inclusão; Saúde e Bem-Estar; Mobilidade e Logística; e Desenvolvimento Económico.

A Câmara Municipal de Cascais foi a vencedora da categoria “Igualdade e Inclusão”, com o projeto a Carta Social de Cascais, desenvolvido em conjunto com a Quidgest e que se trata de uma plataforma interativa que reúne a informação do concelho no que toca aos equipamentos e respostas sociais existentes.

Já o prémio da categoria “Qualificações” foi entregue à Direção Municipal de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa, pelo Mapa de Emprego de Lisboa.

Na categoria “Saúde e Bem-estar”, saiu vencedora a ideia Be Kind To All Kinds, da Kindology, que utiliza um modelo de circularidade que permite que aqueles que podem pagar uma consulta financiem quem não consegue.

O galardão “Mobilidade e Logística” foi entregue à EVIO, uma aplicação e plataforma que dá acesso a postos de carregamento de veículos elétricos nacionais e internacionais.

Já no segmento “Relacionamento com o Cidadão e Participação”, a distinção foi atribuída ao programa ANDA Conhecer Portugal, lançado pela Movijovem, em parceria com a CP – Comboios de Portugal, que oferece sete dias de viagens gratuitas e seis noites de estadia na rede das Pousadas da Juventude para os jovens que tengam concluído o 12.ª ano de escolaridade.

A plataforma Granter.ai venceu a categoria “Desenvolvimento Económico”, que facilita o acesso das pequenas e médias empresas a fundos comunitários.

Por último, o projeto Azores Smart Islands, da Mobinteg, ganhou na categoria “Sustentabilidade, Economia Circular e Descarbonização”. A iniciativa fornece percursos pedestres turísticos e pontos de interesse nos 19 municípios do arquipélago dos Açores, assim como notícias e eventos em tempo real e em quatro idiomas.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever