Descarbonização

Pacto Climático Europeu e ZERO desafiam eurodeputados portugueses a defenderem o ambiente

Pacto Climático Europeu e ZERO desafiam eurodeputados portugueses a defenderem o ambiente iStock

O Pacto Climático Europeu e a Associação Sistema Terrestre Sustentável (ZERO) desafiam os candidatos portugueses às eleições para o Parlamento Europeu (PE) de 9 de junho a comprometer-se, durante a campanha eleitoral, com as metas aprovadas na COP 28.

“Perante a emergência climática que o mundo atravessa, é fundamental que os candidatos de todos os partidos que concorrem em Portugal às próximas eleições europeias tenham as questões ambientais no centro das suas propostas políticas”, afirmou Duarte Costa, embaixador do Pacto Climático Europeu para a ação climática e cabeça de lista do Volt Portugal.

“Na COP 28 foi possível chegar a um consenso quanto à antecipação da neutralidade carbónica para 2045. Esta é uma prioridade que, em teoria, deveria ser defendida pelos 21 eurodeputados portugueses: sabemos, contudo, que a maioria das candidaturas nestas eleições europeias não tem dado prioridade à ambição climática, nem especifica metas temporais para a neutralidade carbónica”, referiu Islene Façanha, da ZERO.

Para Duarte Costa, “será o voto dos portugueses e demais europeus que irá decidir o nível de ambição ambiental na União Europeia, decisivo para salvar o planeta do ponto de não retorno nesta década”.

O responsável do Pacto Climático Europeu defende que os candidatos portugueses eleitos “devem exigir reduções drásticas das emissões globais de gases com efeito de estufa nesta década, de acordo com as recomendações científicas”.

O embaixador acredita ainda que a União Europeia “deve mobilizar-se para reduzir 80% da dependência de combustíveis fósseis até 2030 e a neutralidade carbónica do setor energético em 2035.

O desafio aos eurodeputados vai ser lançado no Festival Ativa Ação Climática, a decorrer em Lisboa e organizado pela ZERO, no âmbito do projeto Ativa ClimaACT.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever