Descarbonização

Região do Algarve tem 27 milhões de euros para apoiar a eficiência energética

Região do Algarve tem 27 milhões de euros para apoiar a eficiência energética iStock

O Programa Regional Algarve 2030 tem 27 milhões de euros disponíveis, advindos de fundos europeus, para alocar promover a eficiência energética de instalações e equipamentos públicos municipais e do setor social.

De acordo com o comunicado de imprensa, o montante destina-se a renovações integradas que tenham em consideração cada edifício e os respetivos sistemas no seu conjunto (em escolas, piscinas municipais e em outros equipamentos dos Municípios e Freguesias do Algarve), assim como a capacitação de atores territoriais para o desenvolvimento de ações de sensibilização, informação e planeamento associadas à Eficiência Energética e Transição Climática.

Neste âmbito, a comunicação também adianta que será igualmente possível apoiar investimentos de eficiência e de transição energética, bem como de redução de consumo de energia em áreas de Acolhimento Empresarial e equipamentos sociais geridos por IPSS e Misericórdias.

Segundo a nota de imprensa, as intervenções a apoiar pelo programa “serão direcionadas para minimizar as vulnerabilidades da região às alterações climáticas e acelerar a descarbonização”.

Neste sentido, visa também apoiar ações na área da Descarbonização da Administração Pública Local e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), das IPSS e Misericórdias, “que deverão ser exemplares no estímulo de uma utilização mais eficiente dos recursos, com redução de consumos de energia primária e redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE)”.

A comunicação também anunciou que vai decorrer hoje, dia 10 de julho, em Silves, um Seminário Técnico dirigido aos Autarcas e Técnicos dos Municípios, Juntas de Freguesia, Empresas Municipais, Misericórdias e IPSS, “de forma a dinamizar a elaboração e apresentação de candidaturas de eficiência energética das Autarquias, empresas municipais, IPSS e Misericórdias”.

Na sessão, a AREAL – Agência Regional de Energia – irá apresentar um Plano de Ação integrado no estudo “Contributo da Região do Algarve para a Descarbonização”, da responsabilidade da CCDR Algarve.

A Distribuição Hoje e a Abilways Portugal promovem os Master DH, galardões que distinguem projetos, estratégias, produtos, serviços e pessoas que se tenham distinguido no setor da Circularidade, Transição Energética e Política DEI em Portugal.

As candidaturas aos Masters DH estão abertas até 27 de setembro e poderá ver todas as categorias a concurso aqui.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever