A The Navigator Company e a Saint-Gobain anunciaram uma parceria estratégica que pretende promover a economia circular e a descarbonização da indústria de produção de argamassas.
De acordo com o comunicado de imprensa, o acordo visa o fornecimento por parte da Navigator de um subproduto que será integrado na composição das soluções da marca Weber.
O acordo foi formalizado no passado dia 31 de julho, por José Martos, CEO da Saint-Gobain Portugal, e António Redondo, CEO da The Navigator Company.
“A nossa estratégia em Portugal passa por sermos líderes em construção sustentável. Para isso, estamos a trabalhar em diversas áreas, sendo uma delas no desenvolvimento de soluções que contribuam, por um lado, para uma economia circular na indústria, por outro lado, para a eficiência energética do edificado” sublinhou José Martos, CEO da Saint-Gobain Portugal.
Segundo a nota de imprensa, a promoção da eficiência do uso de recursos é um compromisso assumido publicamente pela Navigator no âmbito da sua Agenda de Gestão Responsável 2030, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
“A maior eficiência na utilização dos recursos nas suas fábricas incide, nomeadamente, na redução, aproveitamento e valorização de resíduos do processo industrial, numa lógica de reclassificação e reintegração daquilo que em tempos eram resíduos como materiais valorizados na cadeia de produção de outros tipos de produtos”, lê-se na comunicação.
A sustentabilidade é também uma das grandes apostas da Saint-Gobain, uma vez que tem como meta atingir a neutralidade carbónica até 2050 e reduzir cerca de 30% das emissões de dióxido de carbono (CO2) até 2030.
Para cumprir estes objetivos, a empresa frisa trabalhar no sentido de disponibilizar materiais de construção alternativos, através de produtos que incorporem matérias-primas revalorizadas, sem necessidade de extração do planeta, e embalagens 100% recicláveis.