A Nestlé Professional, empresa mundial de bebidas quentes e frias e produtos alimentares destinados ao canal Horeca, anunciou o seu programa de sustentabilidade Crescer Sustentável, composto por um total de oito compromissos.
Em comunicado, a empresa revela que os objetivos incluem medidas para garantir, por exemplo, 100% de cultivo sustentável até 2022 e 100% das embalagens prontas a reciclar e descartáveis sem plástico até 2025.
“É crucial entender o papel que todos temos no ponto de viragem para a sustentabilidade do planeta e para o futuro das gerações. Esta responsabilidade começa em todos nós enquanto pessoas, mas também consumidores e empresas. Por isso, foi fundamental criar um programa holístico que compreendesse cada fase do processo de trabalho e nos permitisse, de facto, crescer de forma sustentável”, explica o Brand Manager da Nestlé Professional, Pedro Sampaio.
Os oito compromissos assentam nas seguintes proposições:
- 100% de descartáveis recicláveis, eliminando o uso de plástico até 2025;
- 100% de embalagens recicláveis até 2025 – eliminação da utilização de alumínio, privilegiando a utilização de um novo material, menos complexo e pronto a ser reciclado e com proveniência sustentável certificada;
- 100% de café de cultivo sustentável até 2022 – Certificação 4C, RainForest Alliance ou UTZ em todos os blends produzidos na fábrica do Porto;
- Incorporar plástico reciclado no mobiliário de esplanada – O objetivo é assegurar 100% de materiais de decoração produzidos com material reciclável e com certificação FSC. Além disso, os guarda-sóis que captam substâncias nocivas foi alargado a todas as marcas de café da empresa;
- Máquinas com eficiência energética melhorada – quer reduzir o impacto ambiental da maquinaria e seguindo critérios de seleção ajustados continuamente;
- Promoção da consciência ambiental e social – Através do programa Café Circular, que procura reutilizar borras de café usadas para fertilização de solos, mas também das Buondi Surf Sessions – uma iniciativa cujo objetivo é permitir o “surf para todos”;
- Programa de formação Barista e apoio ao emprego no setor Horeca
- Frota mais eficiente – melhoria contínua da eficiência da frota, através de testes de telemetria, formação de condução aos vendedores e testes piloto com novos veículos elétricos.