Economia Circular

Rolhas de cortiça natural reconhecidas a nível ambiental

Rolhas de cortiça natural reconhecidas a nível ambiental Direitos Reservados

A rolhas naturais de cortiça, produzidas pela Corticeira Amorim, foram reconhecidas pelo seu baixo impacto ambiental no que toca ao seu ciclo de vida. São as conclusões do estudo “Análise do Ciclo de Vida” (ACV), realizado pela PwC.

O estudo examinou três tipos de obturadores, a rolha Naturity e dois outros vedantes, um de alumínio e outro de plástico. A análise teve por base sete indicadores ambientais e demonstrou que o benefício ambiental associado à rolha de cortiça da Amorim Cork “é significativamente superior aos vedantes artificiais em cinco dos sete indicadores analisados”, afirma a investigação.

Segundo a Corticeira Amorim, a investigação foi realizada para “atualizar a quantificação e comparação dos impactos ambientais das rolhas naturais versus os principais vedantes de alumínio e plástico existentes no mercado”.

Para António Rios de Amorim, Presidente e CEO da Corticeira Amorim, o estudo “consolida, por um lado, a liderança global da Corticeira Amorim na área de I&D do segmento de rolhas e, por outro, as credenciais ambientais imbatíveis da cortiça”.

E continua: “também são excelentes notícias para o setor vitivinícola, que cada vez mais encara a sustentabilidade como uma vantagem competitiva crucial para o seu crescimento futuro”.

De acordo com o comunicado, “as rolhas de cortiça continuam a ser a escolha preferencial para a vedação de garrafas de vinho, pondo em evidência as suas credenciais sustentáveis não comparáveis com as alternativas sintéticas cujo impacto ambiental continua a ser desfavorável em relação à rolha de cortiça natural”.

A análise foi realizada de acordo com as diretrizes da norma ISO 14040 e submetida a uma revisão crítica por um comité de peritos externos independentes, avança o comunicado da empresa.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever

Download SU

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever