Circularidade

SPV e Beta-i renovam parceria para inovar na gestão de resíduos de embalagens

SPV e Beta-i renovam parceria para inovar na gestão de resíduos de embalagens Direitos Reservados

A Sociedade Ponto Verde (SPV) volta a unir esforços com a Beta-i para lançar a quarta edição do programa Re_Source – Re_Source 4.0, programa de inovação focado na gestão de resíduos de embalagens.

De acordo com o comunicado de imprensa, esta edição centra-se na transformação sistémica da cadeia de valor das embalagens, promovendo a cocriação de “soluções que sejam ambiciosas, transversais e replicáveis”.

O programa aposta em soluções orientadas por um modelo de inovação por missões, promovido pelo Institute for Innovation and Public Purpose (IIPP). Assim, este ano, o Re_Source estabeleceu três missões principais:

  1. Reciclar 75% do vidro em Portugal até 2030, com foco no canal HORECA;
  2. Digitalizar e integrar os fluxos de informação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) até 2034;
  3. Reduzir em 5% a produção de resíduos de embalagens do fluxo urbano per capita até 2030, tendo como referência o ano de 2018.

Para Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, “este é um momento crucial para o setor, que tem inevitavelmente de continuar a modernizar-se e a evoluir. Isto implica que temos de continuar o trabalho colaborativo e a trazer inovação para responder adequadamente aos desafios que existem nesta cadeia de valor, nas suas diferentes fases”.

E continua: “acreditamos, por isso, que este novo modelo aplicado ao Re_Source trará novas dinâmicas para os parceiros se articularem e convergirem em soluções exequíveis, que possam ganhar escala, e, desta forma, ajudarmos as empresas e o país a cumprir as suas metas”.

Segundo a nota de imprensa, a SPV irá disponibilizar até 500.000€ para o cofinanciamento dos projetos-piloto que as entidades parceiras decidirem avançar para implementação.

De acordo com Ana Costa, Sustainability & Blue Economy Director na Beta-i, “o objetivo é construir uma abordagem de longo prazo. Após as primeiras edições do programa, focadas na inovação incremental e no fortalecimento da maturidade da cadeia de valor dos resíduos de embalagens, os resultados alcançados mostram que estamos prontos para dar o próximo passo e chegar a outro patamar”.

E continua: “hoje, temos confiança no ecossistema para trabalhar em inovação verdadeiramente disruptiva, com objetivos estruturantes para os próximos cinco a dez anos, abrindo caminho para pilotos colaborativos entre múltiplos atores da cadeia, com um potencial de impacto muito mais profundo e sistémico”.

A open call para parceiros decorre de 28 de maio a 20 de junho. Após esse período, terá lugar o processo de matchmaking, seguido pela cocriação de projetos-piloto e pelo arranque das fases de experimentação, cuja implementação está prevista entre novembro de 2025 e fevereiro de 2026.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever