Circularidade

SPV investe 600 mil euros em programa que sensibiliza para a reciclagem de vidro

SPV investe 600 mil euros em programa que sensibiliza para a reciclagem de vidro Direitos Reservados

A Sociedade Ponto Verde (SPV) vai disponibilizar, este ano, 600 mil euros para o programa “Juntos a reciclar ++”, que visa financiar ações que sensibilizem para a reciclagem de embalagens de vidro, especialmente no canal HORECA.

A SPV refere ainda que esta iniciativa pretende dar apoio aos Sistemas Integrados de Gestão de Resíduos (SGRU), municípios e empresas municipais, no cumprimento das metas de reciclagem das embalagens de vidro.

A edição de 2025 vai dar prioridade, nos critérios de avaliação, aos projetos com impacto nos setores de Hotelaria, Restauração e Cafetaria (HORECA), “um dos principais canais de consumo de embalagens de vidro”, explica a SPV.

De acordo com o comunicado de imprensa, o valor desta edição recebeu um reforço face aos 500 mil euros investidos em 2024, havendo também um novo funcionamento para as candidaturas, que vão decorrer em duas fases distintas:

– 1.ª fase – De 21 de março a 9 de maio, com 400 mil euros disponíveis;

– 2.ª fase – De 10 de maio a 30 de junho, com 200 mil euros disponíveis.

A nota de imprensa explica ainda que, ao contrário das edições anteriores, a avaliação das candidaturas será feita no final de cada fase, no entanto, a atribuição do financiamento continua a seguir a ordem de submissão. Caso o montante total da 1.ª fase seja esgotado, os projetos aprovados nesta fase serão integrados numa waiting list para a 2.ª fase.

Esta edição conta ainda dar preferência a ações multimeios, que garantam maior alcance e eficácia na sensibilização.

“A reciclagem de embalagens de vidro continua a ser uma das nossas grandes prioridades. Com este programa, queremos continuar a trabalhar de forma colaborativa com os nossos parceiros – SGRU, Câmaras e Empresas Municipais –, garantindo que as mensagens chegam de forma eficaz às comunidades locais”, destacou a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.

E continua: “a aposta no canal HORECA e o reforço do financiamento são passos essenciais para acelerarmos a reciclagem de embalagens de vidro e atingirmos as metas ambiciosas que temos pela frente”.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever