Energias Renováveis

Navigator tem agora central de energia solar na fábrica da Figueira da Foz

A The Navigator Company – produtor integrado de floresta, pasta e papel, tissue e energia – apostou numa central de energia solar fotovoltaica, virada para o autoconsumo, no seu complexo industrial da Figueira da Foz.

Em comunicado, a empresa revela que a nova central fotovoltaica da Figueira da Foz é o quarto projeto no domínio da energia solar. A Navigator investiu, globalmente, mais de 4,7 milhões de euros na instalação de 17.200 painéis solares fotovoltaicos, com uma área aproximada de 28.500 m2.

Com uma capacidade instalada de aproximadamente 2,6 MW e composta por 7.700 painéis solares, a nova central solar passa a ser a maior central do grupo, ultrapassando a capacidade daquela que se encontra instalada no complexo industrial de Setúbal (2,2 MW).

A nova central “permitirá evitar, por ano, a emissão de cerca de 1,296 tCO2 (Fator de emissão 371 gCO2/kWh) contribuindo igualmente para a redução do volume de aquisição de energia à rede elétrica”.

A The Navigator Company produz, anualmente, cerca de 2,5 TWh de energia elétrica (mais de 60% a partir de biomassa), sendo responsável em média por cerca de 4% da produção nacional de energia elétrica e de 52% da energia elétrica produzida a partir de biomassa em Portugal.