Descarbonização

Smurfit Kappa junta-se ao projeto espanhol Papel BCD

A Smurfit Kappa juntou-se ao projeto espanhol “Papel BiCircularidade Descarbonizada” (Papel BCD), que quer melhorar a competitividade.

O projeto “Papel BiCircularidade Descarbonizada” (Papel BCD) conta agora com a participação da Smurfit Kappa, empresa do setor das embalagens sustentáveis de papel e cartão canelado. Em comunicado, a empresa revela que este projeto pretende melhorar a competitividade e a sustentabilidade industrial em Espanha. Além disso, a iniciativa vai criar 2 400 postos de trabalho diretos e 8 500 indiretos em onze Comunidades Autónomas.

Este projeto vai destinar 1 396 milhões de euros num prazo de três anos para converter a cadeia espanhola de valor do papel numa referência internacional.

O Recycling Country Manager da Smurfit Kappa Espanha, Ignacio Sánchez, indica que “em Recycling, a divisão de gestão de recuperação e tratamento de resíduos da Smurfit Kappa, temos a missão de reciclar e recuperar cerca de 250 000 toneladas de papel e cartão que são processadas na nossa fábrica de papel em Mengíbar da forma mais sustentável possível. Para tal, reduzimos o raio logístico de aprovisionamento e, deste modo, a pegada de CO2, incidindo sobre a eficiência energética no transporte”.

Entre as Comunidades Autónomas que beneficiarão com este projeto, encontra-se Andaluzia, Castela e Leão, Catalunha, Comunidade Foral de Navarra, Comunidade de Madrid, Comunidade Valenciana, Galiza e País Basco. Nestas, a Smurfit Kappa conta com centrais de produção, de reciclagem, florestas, etc.

O Papel BCD desenvolve-se em torno de quatro linhas de ação: reduzir a pegada ambiental através da eco-inovação em produtos renováveis e recicláveis, liderar a economia circular para reduzir os resíduos, avançar na descarbonização com combustíveis renováveis e hidrogénio verde, e integrar a transformação digital nas fábricas.