Alguns estados-membros como a Alemanha e a Suécia, com um bom registo em termos de segurança, “acusam agora um significativo aumento no número de mortes”, sublinha a CE em comunicado.
“Estes dados são um sinal de alerta. Trata-se do menor decréscimo da sinistralidade rodoviária numa década. Diariamente, continuam a morrer 85 pessoas nas estradas da Europa. É inaceitável. Teremos de intensificar muito os esforços a nível nacional e da UE para que até 2020 o número de mortes volte a ser reduzido a metade, como é nosso objetivo”, afirma Siim Kallas, comissário europeu dos Transportes.
Em julho de 2010, a Comissão adotou planos para reduzir a metade o número de mortes nas estradas europeias ao longo dos dez anos seguintes. As iniciativas propostas nas ‘Orientações para a Política de Segurança Rodoviária 2011-2020’ variam desde o estabelecimento de normas mais rigorosas para a segurança dos veículos até ao melhoramento da formação dos utentes da estrada e ao reforço da aplicação da legislação rodoviária. A CE está a colaborar estreitamente com os estados-membros para pôr em prática este programa.
Tendências da sinistralidade rodoviária na UE (todos os utentes), entre 2000 e 2010