A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), no âmbito do plano de investimentos previsto, procedeu, esta terça-feira (15 de dezembro), à assinatura do contrato da empreitada do prolongamento do quebra-mar exterior e das acessibilidades marítimas do Porto de Leixões. O projeto represente um investimento de 130,2 milhões de euros.
No comunicado enviado às redações, a APDL refere que a obra é “imprescindível para que o Porto de Leixões mantenha a competitividade do tecido empresarial e industrial e, consequentemente, a preponderância na economia regional e nacional”.
A ora tem prazo de execução de 30 meses e foi adjudicada ao consócio que integra as empresas Teixeira Duarte – Engenharia e Construções; Dredging International NV; e Tecnovia – Sociedade de Empreitadas.
Recorde-se que este projeto visa garantir as condições de segurança e navegabilidade no Porto de Leixões, uma vez que a dimensão média dos navios que procuram esta infraestrutura tem vindo a crescer (um aumento de 77% entre 2006 e 2018) e, sem estas intervenções, não estão garantidas as condições que permitam a entrada destas embarcações.
“Com este investimento, Leixões poderá receber mais de 70% da frota de navios mundial e continuar a servir o hinterland que abrange 14 milhões de habitantes”, lê-se no mesmo comunicado.